Cidades castigadas por chuva no RS pedem ajuda federal

A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), se reuniu na tarde de ontem com 120 prefeitos e representantes dos 127 municípios em situação de emergência para divulgar ações de ajuda do governo por causa dos temporais que atingiram o Estado dos últimos dias. No encontro, ficou acertada a elaboração de um relatório parcial sobre a situação das cidades e a contabilização das perdas e necessidades de cada uma.

Agência Estado |

O documento será entregue hoje em Brasília, onde uma comitiva gaúcha estará nos ministérios das Cidades e da Integração Nacional para acelerar a liberação dos R$ 162 milhões prometidos no sábado pelo governo federal.

Ao todo, os temporais dos últimos dias deixaram 4.039 moradores desabrigados - os que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos - e 13.381 desalojados - os que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares. Foram danificadas 15.285 casas e 328 foram destruídas. Até o final da tarde de ontem, oito pessoas haviam morrido em razão das chuvas. Na próxima semana haverá outra reunião com os prefeitos, para que sejam elaborados seus planos de trabalho. Somente depois que o nível das águas baixar será possível avaliar os danos e ter a dimensão completa das perdas.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG