Cidade de São Paulo é tema de exposições na Galeria Olido

SÃO PAULO - A partir desta quarta-feira (15), a cidade de São Paulo será tema de duas exposições na Galeria Olido, localizada no centro da capital paulista. A primeira, Habite-se, reúne fotos dos degradados prédios Mercúrio e São Vito. A segunda, Arte Urbana SP, enfoca a produção artística feita nas ruas da cidade, como grafites, cartazes e stickers. Ambas as mostras têm abertura oficial nesta quarta (15), às 19h.

Redação |

Com curadoria de Rita Toledo Piza, a exposição "Habite-se" vai apresentar trabalhos de sete artistas que se dedicaram a observar os edifícios Mercúrio e São Vito e fizeram retratos dos moradores e fotos do cotidiano. Localizados próximo ao Parque Dom Pedro II, os prédios são considerados dois dos principais símbolos da degradação do centro de São Paulo e foram desapropriados pela prefeitura nos últimos anos.

As imagens do São Vito começaram a ser reunidas em 2003, quando a documentarista Camila Mouri iniciou um trabalho de filmagem que duraria 12 meses. Na mesma época, o fotógrafo Gui Mohallem dedicou-se ao local também. Já o registro do Mercúrio começou em 2008, quando foi desapropriado; na ocasião, três fotógrafos do grupo Garapa acompanharam o processo.

Já a mostra "Arte Urbana SP" reúne trabalhos do fotógrafo Rogério Cavalcanti, dos grafiteiros do grupo 'Sprays Poéticos' e do artista plástico Guto Lacaz, entre outros. A proposta é abarcar diversas vertentes da arte da rua. A mais conhecida é o grafite, mas também há lambs (cartazes fixados com a ajuda de cola especial), stickers (adesivos colados em espaços públicos) e assemblages (utilização de diversos materiais como papel, tecido, madeira, etc).

Além dessas duas mostras, a Galeria Olido também receberá o projeto Rambler. São 15 retratos realizados pela fotógrafa holandesa Carmen van der Vecht de jovens moradores de rua que participaram de workshops de capacitação por meio da moda e artes visuais em diversas cidades como Londres, Accra e Amsterdã. A Galeria Olido fica na Avenida São João, 473, no centro de São Paulo. Todas as exposições têm entrada gratuita.

    Leia tudo sobre: galeria olido

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG