Ciclone extratropical provoca ventanias no centro-sul do País

As maiores rajadas de vento foram registradas durante a madrugada em Santa Catarina, com velocidades de 106 a 109 km/h

iG São Paulo |

A formação de um ciclone extratropical nesta terça-feira provoca fortes rajadas de vento no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste do País. Este tipo de sistema está associado a uma frente fria e é comum nesta região, especialmente nas estações do outono e inverno. Em São Paulo, foram registrados ventos de 68 km/h nesta terça-feira

AE
Poeira de uma obra se espalha devido aos fortes ventos na região central de São Paulo

Até as 14h, as maiores rajadas de vento foram registradas durante a madrugada na cidade de Urubici, na serra de Santa Catarina, com velocidades de 106 a 109 km/h. A medição foi realizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia. 

AE
Vento pegou pedestres de surpresa nesta terça-feira em São Paulo
Em Santiago, no interior do Rio Grande do Sul, o vento chegou aos 88 km/h. Curitiba teve rajadas de 65 km/h, às 14h. Um homem de 89 anos foi atingido por  uma árvore, no bairro Água Verde, em Curitiba, e morreu. A Defesa Civil municipal registrou quedas de árvore principalmente na região central da capital do Paraná, além de três destelhamentos nos bairros Novo, Cajuru e Santa Felicidade, onde também há um risco de desmoronamento. Cinco residências foram danificadas.

Pela manhã e até o começo desta tarde, rajadas de ventos de 60 a 65 km/h ocorreram em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás. 

Ondas de 4 a 5 metros

Segundo instituto, o sistema seguirá pelo mar afastando-se da costa sul do Brasil. Por conta dos fortes ventos, as ondas aumentam novamente a partir desta quarta-feira. 

Em alto-mar, as ondas podem alcançar de 4 a 5 metros. Nas praias do Sul e do Sudeste, as maiores ondas podem chegar aos 2 metros e meio. Não há expectativa de ressacas violentas como as que ocorreram nos dois últimos finais de semana. O mar tende a baixar a partir do sábado (11).

    Leia tudo sobre: ventaniaciclone extratropicalvento

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG