As maiores rajadas de vento foram registradas durante a madrugada em Santa Catarina, com velocidades de 106 a 109 km/h

A formação de um ciclone extratropical nesta terça-feira provoca fortes rajadas de vento no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste do País. Este tipo de sistema está associado a uma frente fria e é comum nesta região, especialmente nas estações do outono e inverno. Em São Paulo, foram registrados ventos de 68 km/h nesta terça-feira

Poeira de uma obra se espalha devido aos fortes ventos na região central de São Paulo
AE
Poeira de uma obra se espalha devido aos fortes ventos na região central de São Paulo

Até as 14h, as maiores rajadas de vento foram registradas durante a madrugada na cidade de Urubici, na serra de Santa Catarina, com velocidades de 106 a 109 km/h. A medição foi realizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia. 

Vento pegou pedestres de surpresa nesta terça-feira em São Paulo
AE
Vento pegou pedestres de surpresa nesta terça-feira em São Paulo
Em Santiago, no interior do Rio Grande do Sul, o vento chegou aos 88 km/h. Curitiba teve rajadas de 65 km/h, às 14h. Um homem de 89 anos foi atingido por  uma árvore, no bairro Água Verde, em Curitiba, e morreu. A Defesa Civil municipal registrou quedas de árvore principalmente na região central da capital do Paraná, além de três destelhamentos nos bairros Novo, Cajuru e Santa Felicidade, onde também há um risco de desmoronamento. Cinco residências foram danificadas.

Pela manhã e até o começo desta tarde, rajadas de ventos de 60 a 65 km/h ocorreram em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás. 

Ondas de 4 a 5 metros

Segundo instituto, o sistema seguirá pelo mar afastando-se da costa sul do Brasil. Por conta dos fortes ventos, as ondas aumentam novamente a partir desta quarta-feira. 

Em alto-mar, as ondas podem alcançar de 4 a 5 metros. Nas praias do Sul e do Sudeste, as maiores ondas podem chegar aos 2 metros e meio. Não há expectativa de ressacas violentas como as que ocorreram nos dois últimos finais de semana. O mar tende a baixar a partir do sábado (11).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.