Ciclone extratropical provoca ventania no RS

Um ciclone extratropical, associado a uma área de baixa pressão atmosférica, provoca ventania no extremo sul do Rio Grande do Sul, segundo previsão da Climatempo. Durante a noite de ontem e toda a madrugada de hoje, a região do Chuí registrou várias rajadas de vento em torno de 100 km/h.

Agência Estado |

Uma das rajadas chegou perto de 106 km/h, às 5 horas. Choveu torrencialmente na região nas últimas 24 horas, com um acumulado perto de 207 milímetros, de acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo a Climatempo, a presença deste ciclone extratropical favorece a ocorrência de ventos fortes no decorrer do dia no Rio Grande do Sul, nas cidades do centro-sul, leste e nordeste do Estado, incluindo as áreas litorâneas, a Grande Porto Alegre e a serra gaúcha. O mar fica agitado e uma série de grandes ondas começa a se formar entre o Rio Grande do Sul e litoral da província de Buenos Aires, na Argentina. O efeito da elevação das ondas e do mar agitado no litoral da Região Sul será sentido principalmente amanhã. No sábado, o mar sobe também no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG