Ciclone deixa 1,6 mil desabrigados em Santa Catarina

BRASÍLIA - A passagem do ciclone extratropical em Santa Catarina já deixou oito municípios em situação de emergência. De acordo com o último levantamento da Defesa Civil estadual, divulgado na tarde desta segunda-feira (5), 33 cidades registraram problemas com o fenômeno. Já foram contabilizadas cerca de 1,6 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas nos municípios de Araranguá, Sombrio, Meleiro, Ermo e Jacinto Machado e Morro Grande, de acordo com registro do Dedc.

Agência Brasil |

Marcelo Backer/Agência RBS/AE
Ciclone destruiu casas na cidade de Ermo (SC)
O número exato de desabrigados, desalojados, danos e prejuízos ainda não é oficial porque poucas prefeituras encaminharam avaliação de danos. A informação é do coordenador de operações do Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc), capitão Giovanni Matiuzzi.

Nós temos alguns números, mas eles vêm aumentando ¿ infelizmente ¿ conforme as prefeituras vão atualizando seus cadastros, e vão nos repassando aos poucos, afirma. Até o momento, segundo ele, não há registro de mortes.

Estamos com uma média de 12,8 mil pessoas afetadas pelo fenômeno. Tivemos também bastante destruição, muitas residências danificadas, somando em torno de 866, completa Matiuzzi.

Neste momento, prefeitos e secretários estaduais estão reunidos com a Defesa Civil de Santa Catarina para avaliar a situação de cada cidade e estabelecer prioridades de atendimento às populações.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) disponibilizou mil cestas básicas para os desabrigados e desalojados, mas a Defesa Civil ainda deve estabelecer a melhor forma de transportar os alimentos, já que a principal ligação com os municípios ¿ a BR-101 ¿ continua interditada.

Em nota, o Dedc esclarece que a cada instante, novas informações são repassadas à Defesa Civil, por isso, o número de decretações e de municípios com registros de ocorrências deve aumentar no decorrer do dia.

Os municípios em situação de emergência são Garopaba, Paulo Lopes, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Ermo, Jacinto Machado, Sombrio e Timbé do Sul.

Leia mais sobre: ciclones

    Leia tudo sobre: ciclones

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG