Chuvas podem piorar situação da dengue na Bahia

As fortes chuvas registradas no oeste e no norte baianos desde o início do ano - acentuadas desde a primeira semana de março - preocupam os responsáveis pela Saúde Pública da Bahia, que temem um avanço ainda maior nos casos de dengue no Estado. No primeiro trimestre do ano, foram registrados 12.

Agência Estado |

607 casos da doença, 80% mais que no mesmo período de 2007. Em Presidente Dutra, na região de Irecê, 474 quilômetros a oeste de Salvador, por exemplo, uma epidemia se abate sobre a população de 14 mil habitantes: 2.440 contraíram a doença este ano.

Como reação, o governo baiano inaugurou o Comitê Estadual de Combate à Dengue, que reúne a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), prefeituras e organizações não-governamentais. Junto, foi lançada a campanha "Todos Contra a Dengue", que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância de combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti , transmissor do vírus causador da doença.

Para o governador Jaques Wagner (PT), esta é a única saída para conter o avanço da dengue. "Todas as medidas que o governo pode fazer não conseguem interromper o ciclo da doença", acredita. "O grande equipamento é a consciência de cada um, livrando-se dos focos do mosquito na sua casa, na sua rua, no seu bairro." Para atingir o objetivo, o governo passa a veicular, nesta semana, publicidade em TVs, rádios e jornais com dicas sobre como eliminar focos de criação do mosquito. Além disso, ações vão ser realizadas em escolas, com a participação dos alunos. "Os estudantes são multiplicadores, levam o que aprendem na escola para dentro de casa", acredita o secretário de Saúde, Jorge Solla.

Segundo o secretário de Educação, Adeum Sauer, a primeira grande atividade dos alunos será uma mobilização em todo o Estado, no dia 30. "Haverá passeatas em toda a Bahia, nas quais os estudantes vão portar cartazes e faixas para mobilizar a população", afirma. "Além disso, será feito também um 'faxinaço', em 16 de maio, além da distribuição de material educativo e inclusão de conteúdo pedagógico sobre a dengue em diversas oficinas a serem realizadas nas redes estadual e municipal de ensino."

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG