Chuvas no Rio Grande do Sul causam prejuízos de R$ 3,5 bilhões

PORTO ALEGRE - As chuvas que castigam o Rio Grande do Sul há praticamente um mês já provocaram prejuízos da ordem de R$ 3,5 bilhões ao Estado, segundo cálculos do governo.

Agência Brasil |

A comitiva formada por ministros e representantes da Casa Civil, dos ministérios dos Transportes e da Integração Nacional que sobrevoa neste sábado as regiões mais atingidas vai encontrar um Estado mobilizado para enfrentar os estragos provocados pelos fenômenos que fazem crescer o número de pessoas e municípios atingidos a cada boletim divulgado pela Defesa Civil.

Enchente causada pelas fortes chuvas dos últimos dias em São Gabriel, Rio Grande do Sul
Enchente causada pelas fortes chuvas em São Gabriel, Rio Grande do Sul

Até agora, 81 municípios decretaram estado de emergência , 5 mil pessoas estão desabrigadas e mais de 16 mil desalojadas.

A previsão da meteorologia para os próximos dias é de mais pancadas de chuva, moderadas e fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento em áreas isoladas. A população permanece alerta, a Defesa Civil informa que fará a retirada dos moradores de Porto Alegre nas áreas ribeirinhas, caso o nível do Rio Guaíba suba.

De acordo com o subchefe da Defesa Civil, coronel Joel Prates Pedroso, a preocupação é maior nos municípios de Três de Maio, Quaraí, Rosário do Sul e Alegrete. O município de Três de Maio foi atingido por fortes vendavais, um na categoria tornado, provocando sérios danos em residências, escolas, pontes e pontilhões.

Na última sexta-feira, a governadora Yeda Crusius visitou Três Passos e Três de Maio. Ela se reuniu com prefeitos e conversou com os moradores. Ela garantiu que o governo está atento como esteve em 2007, quando o estado foi atingido por temporais.

O Comitê de Ação Solidária pede doações de itens de limpeza, necessários para que as pessoas retornem às suas casas. Segundo a presidente do comitê, Tarsila Crusius, a Central de Doações estará de plantão das 9h às 18h, no fim de semana, para receber as doações. O telefone para informações é (51) 3212-4678.

Leia mais sobre chuvas

    Leia tudo sobre: rio grande do sul

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG