Chuvas fortes diminuem em Santa Catarina, mas atingem outros três estados

BRASÍLIA - A previsão do tempo para Santa Catarina é de pouca chuva para as próximas 48 horas, de acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram). O sol deve voltar a aparecer no estado no fim de semana, com temperaturas elevadas.

Agência Brasil |

Acordo Ortográfico

Até sexta-feira, deve chover de 30 a 35 milímetros na Grande Florianópolis e na região do Vale do Itajaí, a mais atingida pelos temporais. No último fim de semana, o volume de chuvas em 24 horas chegou a 283 milímetros em algumas cidades do estado.

Apesar da redução da intensidade das chuvas, a Defesa Civil estadual alerta para o risco de deslizamentos nas áreas atingidas pelos recentes temporais. O solo muito encharcado pode sofrer novos deslizamentos nas áreas já afetadas, de acordo com o comunicado do Ciram.

Já nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e de São Paulo, o alerta da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) é de chuva forte para os próximos dias. O tempo deve permanecer instável na região Sudeste por causa da chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Segundo a Setec, até domingo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o total de chuva acumulada em cada 24 horas pode superar os 60 milímetros. A média de chuva mensal varia de 120 a 180 milímetros.

Em São Paulo, as chuvas fortes devem atingir as regiões sul, norte, leste e nordeste do estado, com possibilidade de descargas elétricas.

A orientação da Defesa Civil é de que a população evite áreas de alagamentos e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios. Os alertas meteorológicos são baseados em informações do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Leia mais sobre: Santa Catarina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG