Chuvas devem atingir grande parte do País nesta terça-feira

As pancadas de chuva continuarão nesta terça-feira em grande parte do País, segundo previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). As temperaturas elevadas e a alta umidade do ar seguirão ditando a condição de tempo e provocando pancadas de chuva ao longo do dia em grande parte das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, além do Paraná, Maranhão, sul do Piauí e oeste da Bahia.

iG São Paulo com Agência Estado |

Na faixa litorânea da Região Nordeste, em Santa Catarina e na Região da Campanha do Rio Grande do Sul, o dia será de sol entre nuvens e possibilidade de pancadas de chuva. Mas demais áreas do Rio Grande do Sul e no norte da Região Norte, a condição de tempo é de céu parcialmente nublado.

Morte no Rio

O temporal que atingiu o Rio de Janeiro na noite da última segunda-feira provocou transtornos na cidade, alagou ruas e fez uma vítima. Matheus Martins Cerqueira, de 9 anos, morreu no bairro de Piedade, subúrbio do Rio. Segundo moradores, ele brincava com outras crianças em uma área alagada quando desapareceu. A causa da morte ainda não foi confirmada. As autoridades acreditam em duas possibilidades: que a criança tenha caído em um bueiro aberto ou tenha sido atingida por um ônibus, o que provocaria um desmaio e a consequente queda na água.

Não foi apenas em Piedade que o temporal causou problemas. No bairro de Sampaio, a queda de uma árvore interditou a Rua Vinte e Quatro de Maio e outras nove árvores caíram na Ilha do Governador. Na Taquara, ruas também ficaram alagadas, bem como trechos da Avenida Brasil. Em Caxias, houve deslizamentos de terra.

Hoje, as pancadas de chuva ocorrerão preferencialmente no final da tarde. Em toda o Estado do Rio de Janeiro haverá chance de chuva forte, acompanhada de descargas elétricas.

São Paulo

A terça-feira começou com muita nebulosidade e chuva leve em alguns pontos de São Paulo. Ao longo do dia, o tempo continua instável com períodos de melhoria e a temperatura máxima prevista ficará na casa dos 28ºC.

AE
Agentes da Defesa Civil ajudam os moradores do Jardim Romano, em SP (28/12)

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as pancadas de chuva voltam a atingir a Capital a partir da tarde, podendo se estender até o início da noite com intensidade moderada e forte.

Entre amanhã e quinta-feira, a chegada de uma frente fria trará chuvas generalizadas e com volumes elevados. O feriado prolongado de fim de ano promete ser chuvoso e com temperaturas amenas, segundo o CGE.

Guilherme Lara Campos/AE
Única ponte que resistiu às chuvas na cidade de Capivari (SP)

Belo Horizonte

Um temporal na noite de ontem provocou muitos estragos e deixou algumas pessoas desalojadas em Belo Horizonte, Minas Gerais.

A Defesa Civil do Estado registrou 80 ocorrências de rotinas, entre elas o alagamento da Avenida Bom Sucesso, no bairro Betânia, região oeste da capital.

Por conta do grande índice de precipitação pluviométrica, o córrego Bom Sucesso transbordou afetando 10 imóveis e deixando 13 pessoas desalojadas.

A Defesa Civil de Belo Horizonte realizou durante a madrugada ações de apoio humanitário com doações de cestas básicas colchões e cobertores.

(Com informações do iG Rio)

Leia mais sobre: chuvas

    Leia tudo sobre: chuvachuvasenchente

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG