Um alagamento fechou na manhã de hoje a passagem pelo km 270 da rodovia BR-356, em Muriaé, na zona da mata de Minas Gerais. Novas chuvas devem atingir Minas Gerais ao longo do dia de hoje, segundo a Defesa Civil do Estado.

Com isso, há o risco de novos alagamentos em áreas de baixada e deslizamento de encostas. Na BR-040, a água baixou na altura do km 617, em Congonhas, e os carros puderam voltar a circular no trecho. Desde a noite de ontem, apenas caminhões conseguiam atravessar a pista.

Segundo a Defesa Civil, na última madrugada o Corpo de Bombeiros de Muriaé comunicou o transbordamento dos Rios Muriaé, Glória e Preto, deixando vários bairros inundados. Pelo menos dez casas da cidade foram danificadas. Há 10 mil pessoas desalojadas e 42 desabrigadas - dependem de abrigos públicos. Entre segunda-feira e ontem, as chuvas também causaram danos em Ervália, Carangola e Miraí. Somente ontem foram confirmadas cinco mortes decorrentes de desmoronamentos em Ervália (4) e Itabira (1).

Ao todo, desde setembro, 32 municípios mineiros decretaram estado de emergência por conta das chuvas. O total de desalojados chega a 8.910 e o de desabrigados, a 1.982. Nove pessoas morreram e 278 se feriram. Foram danificadas 11.829 casas e 2 pontes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.