Chuva volta a causar estragos em municípios catarinenses

BRASÍLIA - As chuvas registradas nos últimos dois dias em Santa Catarina causaram prejuízos em pelo menos seis municípios. De acordo com a Defesa Civil Estadual, em Palhoça, cidade mais afetada, dez bairros ficaram alagados.

Redação com Agência Brasil |

Acordo Ortográfico

O último boletim divulgado pelo órgão indica que apenas Joinville já contabiliza 20 mil desalojados. Pelo menos oito bairros foram atingidos pelas chuvas. A cidade tem ainda 120 pessoas desabrigadas, no total de 250 mil afetadas. Além disso, 7 mil residências foram danificadas e outras três totalmente destruídas.

Divulgação
Divulgação
Deslizamentos em Palhoça, onde dez bairros ficaram alagados

No Morro do Baú, no município de Ilhota, a Defesa Civil teve que suspender todas as ações de desobstrução e de reconstrução de ruas e também as operações de busca de possíveis mortos.

Diante das previsões, a Defesa Civil recomenda a atenção da população devido aos riscos de deslizamento e mais alagamentos. Para garantir a segurança das pessoas, especialmente nas áreas de encostas e morros, o órgão pede que qualquer sinal de deslizamento, como inclinação de árvores, movimentação do solo ou rachaduras, seja imediatamente comunicado à Defesa Civil do município, através do 199.

Leptospirose

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde catarinense confirmou 140 casos de leptospirose nos municípios castigados pelas chuvas . Desde 22 de novembro, houve a notificação de 997 suspeitas. Dessas, 460 estão em análise e 397 foram descartados.

Itajaí acumula o maior número de infectados: 26. Blumenau e Joinville vêm em seguida, com 24 e 14, respectivamente. Os demais casos são de Camboriú (9), Tijucas (9), Florianópolis (8), Balneário Camboriú (6), Gaspar (5), Ilhota (5), Itapema (5), Jaraguá do Sul (4), Timbó (3), Navegantes (3), Palhoça (3), Santo Amaro da Imperatriz (3), Itapoá (2), São Francisco do Sul (2) e as cidades de São João Batista, Biguaçu, Canelinha, São José, Rio dos Cedros, Brusque, Guabiruba, Indaial e Luiz Alves.

Doações

As doações bancárias ao Fundo Estadual da Defesa Civil de Santa Catarina já somam R$ 26.001.245,71 , segundo a Defesa Civil. O fundo deve atender a população afetada pelas chuvas no Estado. Foram disponibilizadas nove contas bancárias oficiais para doações.

Já as doações de mantimentos somam: 4,3 milhões de quilos de alimentos; 2,5 milhões de litros de água, 1 milhão de quilos de roupas, além de brinquedos, materiais de higiene pessoal e outros. Veja como doar .

Leia também:

Leia mais sobre: Santa Catarina

    Leia tudo sobre: santa catarina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG