Chuva que atinge região Sul chega a São Paulo

Previsão é de chuva em todo o Estado. No Sul, SC coloca 19 cidades em emergência. No PR, vazão nas Cataratas é 10 vezes maior

iG São Paulo |

A chuva que castiga a região Sul do País nos últimos dias se desloca para a região Sudeste nesta terça-feira, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). A frente fria avançará pelo litoral de São Paulo deixando o dia com pancadas de chuva sobre a maior parte do Estado.

Futura Press
Chuvas castigam Santa Catarina desde sexta-feira
Haverá chance de temporais localizados. No sul paulista, no leste do Paraná e no nordeste de Santa Catarina, haverá muitas nuvens e chuva. Ainda assim, as temperaturas estarão amenas no Sul do País.

Nuvens mais carregadas também deixam a faixa norte do Brasil nublada com pancadas de chuva. O dia será de sol e poucas nuvens nas demais áreas do País, apenas no Norte, no leste nordestino e no oeste da Região Centro-Oeste, a chance de pancada de chuva será bem pequena.

19 municípios em emergência em SC

Nesta terça-feira, aumentou para 19 o número de municípios no Estado de Santa Catarina em situação de emergência. Ao todo, 42 já foram afetados pelas fortes chuvas. A população atingida está na ordem de 138.900 pessoas. Tiveram que deixar suas casas 5.131 moradores. No total, 1.634 residências foram atingidas pelas chuvas. Por meio do Fundo Estadual de Defesa Civil (Fundec), foram encaminhados produtos como cestas básicas, colchões, cobertores e lençóis para atender desabrigados de quatro municípios mais atingidos até agora na região de Caçador: Caçador, Rio das Antas, Lebon Régis e Rio do Campo.

Para atender às necessidades criadas pela destruição causada pelas chuvas que caem no Estado, o governador Leonel Pavan, pediu na segunda-feira, ao governo federal, a liberação de R$ 6,5 milhões para atender aos municípios atingidos pelas chuvas dos últimos dias.

Aumenta vazão das Cataratas do Iguaçu

O Estado do Paraná também tem sido castigado pelas chuvas que atingem a região há quatro dias. Os bombeiros continuma a busca por um jovem, de 23 anos, que foi levado pela corretenza do Rio Atuba, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

A vazão nas Cataratas do Iguaçu está 10 vezes maior que o nível considerado normal.Esse aumento fez com que a direção do Parque Nacional do Iguaçu interditasse a passarela que leva ao mirante principal.

Segundo informações da Defesa Civil do Estado, pelo menos 543 pessoas estão desabrigadas e 378 desalojadas (aquelas que precisam recorrer a abrigos da Prefeitura). Os atingidos pelos alagamentos somam 13.979 pessoas. Mas a Defesa Civil estima que mais de 225 mil foram afetadas pelas chuvas de alguma maneira.

    Leia tudo sobre: chuvaSulCataratasprevisão do tempo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG