Chuva provoca cheias e desabamento em Salvador

SALVADOR - A chuva que cai desde sábado em Salvador ficou mais forte entre a madrugada e o começo da tarde desta terça-feira e causou uma série de transtornos à população. De acordo com a Defesa Civil, as ocorrências passam de 180, apenas nesta terça.

Redação com agências |

Entre alagamentos, deslizamentos de terra e desabamentos de imóveis, a mais grave foi registrada no início da manhã: um muro ruiu no bairro do Pau Miúdo, atingindo um aposentado que mora no imóvel. Ele teve fratura em uma das pernas e está internado.

No Shopping Iguatemi, o mais movimentado da cidade, um pedaço do forro de gesso do teto não resistiu a uma infiltração e caiu. Ninguém ficou ferido. As principais avenidas da capital baiana passaram o dia congestionadas por causa de alagamentos.

Entre zero e 13 horas desta terça, de acordo com a Defesa Civil, choveu 60 milímetros - mais de 15% do esperado para todo o mês (349,5 milímetros).

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que o clima se mantenha chuvoso no Recôncavo Baiano pelo menos até a quinta-feira. No dia 22, a prefeitura de Salvador decretou situação de emergência por causa da chuva. Porém, o decreto ainda não recebeu o aval do governo do Estado, que aguarda laudos da Defesa Civil.

Ceará

O Ceará tem mais de 26 mil pessoas desabrigadas e desalojadas por causa das fortes chuvas registradas no Estado. Até o momento, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará, foram afetados 59 municípios, dos quais seis municípios (Cedro, Chorozinho, Itapajé, Marco, Milhã e Uruburetama) decretaram situação de emergência.

A Coordenadoria de Defesa Civl também informou que sete pessoas morreram e 112 ficaram feridas. Além disso, 4.021 residencias foram danificadas e 506 destruídas. Ao todo, 165.930 pessoas foram afetadas pelas chuvas no Estado.

(*Com informações das agências Estado e Brasil)

Leia também:

Leia mais sobre: chuvas no Maranhão

    Leia tudo sobre: chuvas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG