RIO DE JANEIRO ¿ O mau tempo que atinge a cidade do Rio de Janeiro tem prejudicado nesta quarta-feira o funcionamento do aeroporto Santos Dumont. Até o início da tarde, o terminal chegou a fechar para pousos e decolagens quatro vezes - das 8h05 às 8h20, entre 9h e 9h25, das 10h20 às 10h30 e entre 12h45 e 12h55.

De acordo com o balcão de informações da Infraero, devido à chuva, outras interrupções poderão ocorrer ao longo do dia. No momento, o aeroporto está aberto para pousos e decolagens, mas opera com o auxílio de instrumentos. Segundo a Infraero, nove voos estão atrasados no terminal.

O aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, também opera com a ajuda de instrumentos. O terminal registra cinco decolagens atrasadas.

Futura Press

Rua Cândido Gafreé, na Urca, fica alagada com chuva forte que atinge o Rio de Janeiro

Defesa Civil

A Defesa Civil municipal do Rio está em estado de atenção. Um balanço divulgado na manhã desta quarta-feira mostra que, nas últimas 24 horas, 104 ocorrências foram registradas, mas todas sem gravidade. As regiões mais atingidas pelas chuvas foram Barra da Tijuca, Jacarepaguá e bairros da zona sul.

Como chove há três dias, a Defesa Civil recomenda cuidado aos moradores de encostas, principalmente durante a noite. Em caso de chuva forte e contínua, é aconselhável que deixem áreas de risco. Em caso de emergência, a população deve ligar no telefone 199, que funciona 24 horas.

No Estado do Rio, a Defesa Civil estadual informa que dez pessoas estão desalojadas no município de Macaé, no Norte Fluminense. Em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, oito pessoas permanecem desabrigadas. Já o município de Petrópolis, na Região Serrana, contabiliza 26 desalojados.

Trânsito

A chuva que atinge a cidade do Rio também causa problemas no trânsito. Na Linha Amarela, os motoristas encontram lentidão de Maria da Graça até a chegada à Avenida Brasil, no sentido Centro.

Já na Linha Vermelha, há lentidão da Ilha do Fundão ao Caju, na pista em direção ao Centro. O panorama é o mesmo na rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras, em direção à Botafogo, e no túnel Zuzu Angel, no sentido Gávea. 

De acordo com o instituto Climatempo, o mau tempo deve persistir no Rio até amanhã. A temperatura deve variar na capital fluminense entre 26ºC e 21ºC. A previsão é de que o sol só reapareça para os cariocas na sexta-feira e, mesmo assim, entre nuvens.

Leia mais sobre: chuva

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.