Uma chuva de quase quatro horas na noite de quinta-feira causou o transbordamento do rio Paraíba em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, inundando boa parte de dois bairros na cidade paulista.

AE
Chuva causa transbordamento de rio, inundando bairros
Chuva causa transbordamento de rio, inundando bairros

A chuva atingiu também a cidade vizinha de Monteiro Lobato, por onde passa o rio Buquira, que desce em direção ao rio Paraíba.

Sem suportar a quantidade de água vinda do afluente, o Paraíba transbordou, alagando os bairros Costinha e Mirante do Boqueirinha. Não houve feridos.

Segundo a Defesa Civil, pelo menos 12 casas do Costinha e outras seis no Mirante foram tomadas pela água, que subiu mais de meio metro dentro dos imóveis. As famílias desalojadas foram transferidas para o salão de duas igrejas, uma em cada bairro. Em Monteiro Lobato, o transtorno maior foi vivido pelas pessoas que moram na região central, cuja praça ficou submersa.

Vários deslizamentos de terra atingiram a SP-50, rodovia que liga Monteiro Lobato a São José dos Campos. O trecho mais afetado pelas quedas de barreira fica no quilômetro 113, no bairro da Ponte Alta, na entrada de São José dos Campos. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), às 6 horas de hoje, toda a sujeira estava somente no acostamento e o tráfego de veículos não estava sendo prejudicado.

Leia também:

Leia mais sobre chuvas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.