Chuva forte e queda de granizo podem atingir Santa Catarina hoje

Segundo boletim da Defesa Civil Estadual, 14 cidades decretaram situação de emergência e uma de calamidade pública

AE |

selo

Santa Catarina deve continuar sendo castigado com as fortes chuvas, previstas para ocorrer hoje, segundo previsão do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia do Estado (Ciran).

A chuva de intensidade moderada a forte deve chegar a um total variando entre 70 e 100mm em média, podendo superar esse valor em algumas localidades, devido à presença de áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil e ao jato subtropical.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essas condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência também de rajadas de vento, descargas elétricas e eventual queda de granizo em áreas isoladas em Santa Catarina.

Calamidade

Segundo boletim da Defesa Civil Estadual, 14 cidades decretaram situação de emergência e uma, Rio do Sul, de calamidade pública. No total, as chuvas já atingiram 65 municípios, afetando 615.041 pessoas. Dessas, 2.449 estão desabrigadas e outras 24.775 estão desalojadas. Uma pessoa morreu e três ficaram feridas.

Aulas

Por conta das chuvas, a Secretaria de Educação Estadual suspendeu as aulas em algumas cidades, como Blumenau, Gaspar, Itajaí e Rio do Sul. Se necessário serão suspensas em outros municípios do Estado. As escolas estaduais também serão usadas como abrigos para receberem as famílias desabrigadas. Em Blumenau são cinco escolas, e duas em Itajaí.

    Leia tudo sobre: chuvasanta catarina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG