Chuva faz calamidade ser decretada em 5 cidades do MA

Cinco municípios maranhenses decretaram estado de calamidade pública e mais doze instauraram situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que vêm castigando todo o Estado. Ao todo, segundo dados da Defesa Civil Estadual, o número de desabrigados já supera os 20 mil em 26 cidades.

Agência Estado |

A situação é mais grave nos municípios de Trizidela do Vale, Pedreiras, Arame, Imperatriz e Gonçalves Dias. Os dois primeiros são na região central do Maranhão e os três últimos na região sudoeste.

Em Gonçalves Dias, os alagamentos provocados pelo rompimento de um açude forçaram a prefeitura local a decretar estado de calamidade pública. A cidade está sem serviços de telecomunicação, sem aulas e falta até mesmo água potável. Pontes foram destruídas pela força das correntezas e dezenas de bairros ficaram isolados.

Em Trizidela do Vale, metade da cidade está embaixo d'água por causa da elevação de oito metros do Rio Mearim, próximo do município. Dos 18.300 habitantes da cidade, três mil estão desabrigados. Os acessos à cidade estão bloqueados e os moradores, ilhados. Em Pedreiras, 800 famílias também estão sem casa e foram alojadas em abrigos como escolas e prédios públicos. A quantidade de pessoas desabrigadas em Imperatriz, que era de aproximadamente 700 ontem, hoje chegou a cerca de 1.500. O problema na segunda maior cidade do Maranhão está na elevação de aproximadamente 10 metros do Rio Tocantins, que corta a cidade.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG