Chuva e ciclone voltam a causar prejuízos em SC

Estradas federais estão bloqueadas e pessoas ficaram desabrigadas por causa da forte chuva que atinge a região

iG São Paulo |

As chuvas que castigam Santa Catarina há cerca de um mês causam problemas em duas estradas federais dentro do Estado. A situação foi agravada por um ciclone extratropical no oceano, que trouxe  rajadas de vento de 60km/h, especialmente no litoral sul.

Estradas

As chuvas também provocaram inúmeros pontos de bloqueio na BR-101, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Já na BR-282 há registro de pelo menos outras duas interdições.

Os bloqueios na BR-101 ocorrem no quilômetro 141, em Balneário Camboriú, no sentido sul, onde uma queda de barreira interdita o acostamento e a pista da direita. No quilômetro 259, em Paulo Lopes, sentido norte, há outra queda de barreira interditando o acostamento e meia pista, com risco de novo deslizamento. No quilômetro 232, em Palhoça, no Morro dos Cavalos, há queda de barreira e pista totalmente interrompida. 

Ainda na BR-101, o quilômetro 209, em São José, no sentido sul e norte, em frente ao almoxarifado do TJ-SC, apresenta a via marginal sul completamente alagada, água sobre a via principal e trânsito interrompido por medida de segurança. Também há bloqueios e pistas alagadas nas vias marginais de São José à cidade de Palhoça, com pontos de alagamento e interdições. Segundo da PRF, ocorreram várias quedas de árvores na região de Biguaçu, próximo a uma aldeia indígena. 

Na BR-282 há bloqueio na via expressa no quilômetro 1, sentido Ilha - Continente, onde a pista está parcialmente interditada em razão de queda de barreira. A via expressa, no quilômetro 5, também no sentido Ilha - Continente, apresenta pontos de alagamento e pista parcialmente bloqueada.

Estado de emergência

De acordo com a Defesa Civil Estadual, nos últimos 30 dias 101 municípios decretaram situação de emergência, sendo 73 em abril e 27 em maio. Neste mês, conforme o último relatório, 42 cidades foram atingidas, com 3.745 pessoas desalojadas - aquelas que podem contar com a ajuda de vizinhos e familiares - e 415 desabrigadas - aquelas que necessitam de abrigos públicos. 

Das 42 cidades atingidas no Estado, 27 decretaram situação de emergência. A chuva de ontem causou estragos em Florianópolis: deslizamento de terra no Morro do 25 e na José Mendes. As áreas estão sendo monitoradas pela equipe da Defesa Civil.

(com informações do iG São Paulo)

    Leia tudo sobre: chuvaSanta Catarinaciclone

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG