Chuva deve atingir grande parte do País

SÃO PAULO - Grande parte do País deve ser atingida nesta terça-feira por pancadas de chuva, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). As precipitações devem ocorrer em grande parte da região Norte por conta do calor, da umidade e dos ventos em altitude.

Redação com Agência Estado |

No nordeste do Pará e no centro-sul do Amapá as pancadas de chuva estarão associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que continuará influenciando esta área, assim como o norte da região Nordeste. Em Sergipe e Alagoas e no nordeste e no litoral norte da Bahia as chuvas poderão ganhar força.

No sul, sudoeste e leste do Paraná, no oeste, nas serras, nos planaltos e no norte/nordeste de Santa Catarina, além do norte e do nordeste do Rio Grande do Sul, haverá condições para pancadas de chuva fortes e isoladas. Em São Paulo poderá chover forte e de forma isolada no sul e no nordeste do Estado, especialmente nas áreas da Grande capital paulista e no nordeste da cidade.

No norte e no oeste do Mato Grosso as pancadas de chuva estarão sendo influenciadas pelo calor e pela elevada umidade do ar. No centro-sul do Tocantins, em Goiás, no Distrito Federal, em grande parte de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no leste de Mato Grosso sol deve aparecer entre poucas nuvens.

Estragos

Levantamento divulgado nesta terça-feira pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, mostra que os desastres provocados por fortes chuvas e enchentes já deixaram 281.350 pessoas desalojadas - as que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares - e 127.503 desabrigadas - as que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos - no País.

Segundo o órgão, 49 morreram por causa dos desastres em oito Estados: Ceará (17), Maranhão (12), Bahia (7), Alagoas (7), Paraíba (2), Sergipe (2), Pernambuco (1) e Santa Catarina (1).

Os danos causados pelo excesso de chuva atingiram 429 municípios localizados em 12 Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amazonas, Pará e Santa Catarina. No Nordeste, o Maranhão é o Estado que tem o maior número de municípios atingidos (105), seguidos pelo Ceará (86), Piauí (41), Rio Grande do Norte (30), Paraíba (30), Pernambuco (17), Bahia (11), Sergipe (8) e Alagoas (5).

Já foram disponibilizadas 139.150 cestas básicas, compostas por arroz, feijão, açúcar, óleo, leite em pó, farinha de mandioca e macarrão. Um total de 1,4 milhão de itens como colchões, cobertores, travesseiros, fronhas, lençóis, filtros, lonas e mosquiteiros foram enviados às regiões que sofrem com as chuvas.

Leia mais sobre: chuvas

    Leia tudo sobre: chuvasprevisão do tempo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG