Chuva deixa mortos, alaga vias e complica o trânsito de São Paulo

SÃO PAULO - O temporal que atingiu a capital paulista na tarde desta quinta-feira deixou cinco mortos, de acordo com o Corpo de Bombeiros. A cidade chegou a registrar mais de 30 pontos de alagamento e 224 km de congestionamento. No momento, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) não registra chuvas na cidade.

Nara Alves, iG São Paulo |

Um desabamento deixou cinco crianças soterradas em uma residência na Estrada do Jararau, Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro crianças morreram e uma foi retirada sem ferimentos. No Parque São Rafael, na zona leste de São Paulo, outro desabamento deixou uma pessoa morta.

AE
Homens do Corpo de Bombeiros trabalham no local do deslizamento de terra na Estrada do Jararau, em M' Boi Mirim, zona sul de São Paulo
Bombeiros trabalham no local do deslizamento na Estrada do Jararau, zona sul

O temporal corresponde a cerca de 25% da chuva esperada para o mês de dezembro, segundo o CGE. No bairro de Vila Mariana, as chuvas foram equivalentes a 36% do esperado para todo o mês.


Por volta das 16h, a zona norte da cidade escureceu / AE

Os principais pontos de alagamento foram na Avenida Eusébio Matoso, perto da Praça Jorge de Lima, sentido bairro; Avenida Jorge João Saad, próximo a Avenida Professor Francisco Morato, no sentido centro; na Avenida Santo Amaro, perto da Avenida Hélio Pellegrino, em direção ao centro e na Rua Capachos, onde a água ocupou um trecho de 300 metros da via.

Segundo o CGE, choveu principalmente nas regiões de São Matheus, Vila Prudente, Campo Limpo e M Boi Mirim. Também chove forte nos municípios de Itapecerica da Serra, Ferraz de Vasconcelos, Embu e Mauá.


Rua dos Pinheiros, na zona oeste, às 17h20 / Foto: Daniel Zsigmond

Transporte

Segundo a CPTM, na Região Metropolitana de São Paulo, a circulação de trens foi interrompida totalmente das 16h20 às 18h15 na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Jurubatuba) e parcialmente na Linha 8-Diamante (Julio Prestes-Itapevi). Em ambos os casos, houve queda na distribuição de energia.

Na estação Lapa da Linha 8 houve alagamento na via por causa do temporal. Nessa linha a circulação é feita normalmente entre Lapa e Itapevi. A interrupção na Linha 8 ocorreu entre as estações Lapa e Julio Prestes e já foi normalizada.


Na avenida Faria Lima, zona oeste, ônibus enfrenta água / AE

Falta de energia

A AES Eletropaulo informou que devido a chuva que atinge a capital nesta noite, estão sem energia elétrica trechos de bairros em três regiões de São Paulo. A companhia afirmou que o fornecimento de energia foi interrompido às 17 horas em trechos do Bom Retiro, na região central, e do Paraíso e Itaim Bibi, na zona sul.

Parte do bairro Jardim Santo André, em São Matheus, na zona leste, também registra falta de energia após a queda de galhos de árvore na rede elétrica.

Cinegrafista amador registra alagamento na zona oeste:

Leia mais sobre: previsão do tempo

    Leia tudo sobre: chuvachuvas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG