Chuva deixa mais de 2.000 fora de casa em Santa Catarina

Ao menos 35 mil moradores de Santa Catarina foram afetados pelas chuvas que atingiram o Estado nesta quinta e sexta-feira, informou a Defesa Civil catarinense. Deste total, 154 estão desabrigadas - pessoas que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos - e 2.212, desalojadas - as que podem contar com a ajuda de vizinhos e parentes.

iG São Paulo |

Treze municípios catarinenses já informaram sobre estragos causados pelas chuvas nas últimas horas: Santa Cecília, Caçador, Lebon Régis, Dona Emma, Concórdia, Presidente Getúlio, Rio das Antas, Rio do Campo, Rio Negrinho, Santa Terezinha, Timbó Grande, Videira e Calmon registraram danos materiais e humanos.

Divulgação
Comunidade ribeirinha às margens da Rio da Antas
Nesta sexta-feira, a intensidade da chuva diminui no Estado devido ao deslocamento da frente fria para o Sudeste do Brasil e a chegada de uma massa de ar frio, que favorece a melhora gradativa nas condições do tempo e o declínio das temperaturas, além de provocar rajadas fortes de vento sul, da ordem de 50 a 60km/h, mais intensas nas áreas próximas do mar. 

Em Santa Cecília, duas residências foram interditadas devido ao risco de deslizamento. Na cidade de Caçador, o centro e outros cinco bairros foram atingidos pelos alagamentos, afetando 25 residências. Em Concórdia houve deslizamentos de terra. No município de Lebon Regis estão desalojadas 120 pessoas, 40 estão desabrigadas e 30 residências foram danificadas. O abastecimento de água e transporte foi prejudicado.

De acordo com a Defesa Civil, o tempo melhora hoje e a intensidade da chuva diminui. A previsão aponta para chuva isolada e sol entre nuvens no decorrer do dia. No fim de semana, volta a haver condições de temporais isolados com descargas elétricas em todas as regiões e risco de alagamento em pontos isolados no Estado.

Curitiba

O mau tempo também levou prejuízos para o Estado do Paraná, provocando alagamentos, destelhando casas e derrubando árvores em Curitiba. Na região metropolitana, apenas o município de Araucária contabilizou prejuízos devido a um caso de alagamento que fora atendido pelo Corpo de Bombeiros local.

Outros municípios já haviam informado estragos por conta das chuvas. Foram registrados casos de enxurradas em Francisco Beltrão, Palmas, Salgado Filho, Pato Branco e General Carneiro. As estimativas apontam para 300 pessoas desalojadas e outras 58 desabrigadas. Ninguém ficou ferido ou morreu nesses eventos.

O município de Cascavel sofreu com um vendaval durante a madrugada desta sexta-feira. Cerca de 80 casas foram afetadas com destruição dos telhados devido aos fortes ventos.

*com informações da Agência Estado

Leia mais sobre: chuva

    Leia tudo sobre: chuva

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG