Chuva deixa 46 municípios de São Paulo em emergência

Sobe para 46 o número de municípios em situação de emergência em São Paulo por causa das chuvas que assolam o Estado desde 1º de dezembro de 2009. Ao menos 74 pessoas morreram e duas estão desaparecidas devido aos temporais.

iG São Paulo |

De acordo com balanço da Defesa Civil estadual, divulgado nesta segunda-feira, os temporais já deixaram 22.080 desalojados - os que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares - e 10.923 desabrigados - os que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos.

AE
Crianças vivem em meio à água suja no Jardim Romano, na capital paulista


As chuvas já afetaram 156 municípios, sendo que três deles estão em calamidade pública: Cunha, São Luiz do Paraitinga e São Paulo.

As cidades em situação de emergência são: Álvares Machado, Araçatuba, Atibaia, Bofete, Barra do Turvo, Bom Jesus dos Perdões, Caieiras, Caiuá, Carapicuíba, Capivari, Chavantes, Cotia, Eldorado, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Getulina, Guararema, Guarulhos e Inúbia Paulista.

Também estão em situação de emergência Iporanga, Itaquaquecetuba, Itapevi, Jacupiranga, Juquitiba, Lucélia, Lourdes, Manduri, Mariápolis, Mineiros do Tietê, Mirassol, Mombuca, Monte Mor, Nova Campina, Osasco, Oscar Bressane, Pardinho, Pracinha, Presidente Venceslau, Ribeirão Pires, São José do Rio Preto, São Lourenço da Serra, Santa Barbara D'Oeste, Santo André, Santo Antônio do Pinhal e Sumaré.

Desaparecidos

Além dos 74 mortos já confirmados, duas pessoas seguem desaparecidas após os temporais. Em Itaquera, na zona leste da capital, o garoto João Vitor, de 10 anos, foi levado pelo Córrego Jacupeval, na tarde de quarta-feira. Os bombeiros retomaram as buscas por ele na manhã desta segunda-feira.

Na cidade de Alumínio, no interior do Estado, um homem identificado como Adauto Vaz, de 41 anos, também foi levado pelas águas do córrego Ribeirão Varjão na tarde do dia 26. Segundo os bombeiros, após aprovação da família, as buscas foram encerradas na tarde de sexta-feira, depois de uma vistoria em todos os rios e galerias da cidade.

Previsão

A previsão do CGE é de tempo quente e mais pancadas de chuva para esta segunda-feira em toda a cidade de São Paulo. O dia começou com sol e temperaturas em rápida elevação na Grande São Paulo.

Durante a madrugada as mínimas oscilaram em torno dos 21ºC. Ao longo do dia, a máxima pode superar os 32ºC. As chuvas podem ser de forte intensidade, com raios, rajadas de vento e potencial para alagamentos.

*Com informações da Agência Estado

Leia mais sobre:

    Leia tudo sobre: chuva

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG