Levantamento divulgado hoje pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, mostram que os desastres provocados por fortes chuvas e enchentes já deixaram 281.350 pessoas desalojadas - as que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares - e 127.

503 desabrigadas - as que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos - no País. Segundo o órgão, 49 morreram por causa dos desastres em oito Estados: Ceará (17), Maranhão (12), Bahia (7), Alagoas (7), Paraíba (2), Sergipe (2), Pernambuco (1) e Santa Catarina (1).

Os danos causados pelo excesso de chuva atingiram 429 municípios localizados em 12 Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amazonas, Pará e Santa Catarina. No Nordeste, o Maranhão é o Estado que tem o maior número de municípios atingidos (105), seguidos pelo Ceará (86), Piauí (41), Rio Grande do Norte (30), Paraíba (30), Pernambuco (17), Bahia (11), Sergipe (8) e Alagoas (5).

Já foram disponibilizadas 139.150 cestas básicas, compostas por arroz, feijão, açúcar, óleo, leite em pó, farinha de mandioca e macarrão. Um total de 1,4 milhão de itens como colchões, cobertores, travesseiros, fronhas, lençóis, filtros, lonas e mosquiteiros foram enviados às regiões que sofrem com as chuvas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.