Chuva de granizo atinge São Paulo na madrugada; veja o trânsito

SÃO PAULO - Uma forte chuva de granizo atingiu a cidade de São Paulo e outros municípios da região metropolitana do Estado por volta das 4h da madrugada desta quarta-feira.

Redação com Agência Estado |

O dia na Grande São Paulo começou com termômetros oscilando em torno dos 16ºC. O sol apareceu fraco na capital e foi possível observar a formação de um arco-íris na região de Vila Madalena.

No final da manhã, o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) ainda registrava chuva de leve a moderada em alguns pontos da cidade.

Futura Press
Grandes blocos de gelo caíram sobre a cidade de Osasco

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), viaturas foram deslocadas para a Marginal do Tietê, próximo à Ponte do Jaguaré, na zona oeste da cidade, pois motoristas informaram que havia acúmulo de gelo nas pistas. O mesmo ocorreu na avenida 23 de Maio, próximo à região central.

Porém, nenhum acidente foi registrado em razão da precipitação de granizo.

A previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. A máxima pode chegar aos 21ºC e a mínima aos 15ºC na cidade de São Paulo. 

O tempo chuvoso deve prosseguir pela quinta e sexta-feira.

Granizo

De acordo com o Climatempo, para haver a formação de gelo é preciso que as correntes de ar ascendente (de baixo para cima) sejam fortes. Assim, o vapor dágua presente na atmosfera é empurrado para as regiões mais altas e frias das nuvens, onde se congela.

Congelado, adquire um peso maior que a gravidade. Segundo técnicos do CGE, toda nuvem de tempestade possui granizo dentro dela. O fato dele chegar em forma de gelo até o solo se dá porque, com as temperaturas mais baixas, não consegue derreter no percursso.

O fenômeno pode acontecer em qualquer horário. É comum também que este tipo de nuvem provoque fortes rajadas de vento.

Leia mais sobre: previsão do tempo

    Leia tudo sobre: chuvagranizotempo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG