Chuva dá trégua no Rio de Janeiro, informa Defesa Civil

RIO DE JANEIRO - Não chove em nenhum ponto da cidade do Rio desde o final da tarde até neste momento, informou ao iG o coordenador de Operações do órgão no município, Márcio Motta. Mas os riscos de desabamentos e deslizamentos por causa do mau tempo continuam, porque a probalidade de o solo ceder é elevada, em razão do volume de chuvas que recebeu durante toda a semana.

Sabrina Lorenzi, iG Rio de Janeiro |

A cidade continuará em estado de alerta. Somente uma mudança mais concreta do tempo, amanhã, pode mudar o quadro para o estado anterior de vigilância. A probabilidade de o solo ceder é alta, disse.

O major explicou que três fatores combinados provocaram o mau tempo na cidade: umidade elevada,temperatura também e ainda condições de pressão do oceano. A maré cheia, em quase um metro, atrapalha o escoamento de água por rios e córregos.

O grande problema é que tem chovido desde domingo, coincidindo com a maré alta de um metro. Então, demora para haver escoamento da água pelo solo, disse.

O estado de atenção de uma cidade prevê que equipes da Cruz Vermelha, de demolição e Comlurb (para retirada de lixo), entre outras, estejam prontas para atender à população a qualquer momento. É o sinal amarelo da Defesa Civil.

Assista ao vídeo sobre os deslizamentos no Rio

    Leia tudo sobre: chuvachuvas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG