Chuva coloca regiões da cidade de São Paulo em estado de alerta

SÃO PAULO - Áreas de instabilidades geradas pelo calor provocam pancadas de chuva na cidade de São Paulo no início da noite desta segunda-feira. A chuva, que chegou à capital às 18h15, se intensificou e fez com que o Centro de Gerenciamento de Emergência da Prefeitura (CGE) colocasse todas as regiões da cidade em estado de alerta. Há 36 pontos de alagamento registrados até o momento.

iG São Paulo |


Os pontos mais atingidos são observados nos bairros de Pinheiros, Ipiranga, Sacomã, Moóca, Vila Prudente, Aricanduva, Vila Formosa, Penha, Vila Maria, Vila Guilherme, Santana, Tucuruvi, Tremembé e todo o centro. Na Grande São Paulo, chove forte nos municípios de Mairiporã, Franco da Rocha e ABC. De acordo com a equipe de meteorologia do CGE, as chuvas devem se estender ao decorrer da noite, atingindo toda a cidade.

Dos 36 pontos de alagamento registrados, 17 se concentram na Mooca, zona leste. Nas ruas Padre Adelino, Jaibarás, Melo Freire, Siqueira Bueno e Monte Serrat os pontos são intransitáveis.

O Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, fechou para pousos e decolagens entre as 18h47 e as 19h58 em razão dos ventos fortes e da falta de visibilidade na região.

Nesta segunda-feira, a cidade registrou a madrugada mais quente desde março de 2009 . O domingo já havia sido um dia bem quente em São Paulo. O calor aumentou rapidamente com o sol forte da manhã e à tarde, a temperatura chegou aos 32ºC em várias áreas da cidade. O Mirante de Santana registrou 32,5ºC, às 16h, a segunda maior temperatura deste ano. O recorde de calor até agora é de 33ºC, no dia 4 de janeiro.

Rio de Janeiro

A tarde de domingo, dia 10, foi a mais quente deste ano até o momento na cidade do Rio de Janeiro. A temperatura às 15h chegou aos 38,7ºC na Praça Mauá, no centro, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior neste local era de 37ºC, no dia 7 de janeiro.

No Campo dos Afonsos, na zona oeste da cidade, a temperatura chegou aos 39ºC, às 15h, valor que se repetiu na medição das 16h. Foi a maior temperatura deste ano registrada na região. Na zona norte, o aeroporto internacional Tom Jobim registrou até 37ºC. A sensação de calor foi mais alta nas áreas mais úmidas da cidade. Em Jacarepaguá, na zona oeste, a sensação térmica chegou a 45ºC.

(*com informações da Agência Estado)

Leia mais sobre: chuva

    Leia tudo sobre: chuvachuvassão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG