Chuva atinge Sudeste, Centro-Oeste e Norte do País

As pancadas de chuva causadas pelo calor e pela umidade atingem nesta quarta-feira grande parte do País, principalmente o Sudeste, Centro-Oeste e Norte, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Uma frente fria irá se deslocar pelo oceano, chegando pelo litoral ao leste do Paraná e nordeste de Santa Catarina.

Agência Estado |

Haverá pancadas de chuva entre estes dois Estados, nordeste e noroeste do Rio Grande do Sul e sudeste catarinense. No sul e sudoeste do Estado gaúcho haverá predomínio de sol.

Entre o sul e oeste do Sudeste, grande parte do Centro-Oeste e na região Norte, as pancadas de chuva continuarão sendo por conta do calor e da umidade. Chuvas isoladas ocorrerão entre Maranhão e Piauí, assim como na Bahia, no sul do Ceará e interior de Pernambuco, da Paraíba e sul da Bahia.

Em São Paulo, o dia será de sol, alternado com pancadas de chuva no período da tarde, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Ao longo desta quarta-feira, o sol favorece a rápida elevação das temperaturas com máximas que devem chegar aos 32ºC. O calor favorecerá também a formação de áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva entre o fim da tarde e o início da noite. Podem ocorrer pontos de mais intensidade com descargas elétricas, rajadas de vento e potencial para alagamentos.

Amanhã o dia ainda começa com sol e calor, mas a propagação de uma frente fria muda o tempo no fim do dia, trazendo chuvas na forma de pancadas mais generalizadas, o que aumenta o risco de deslizamentos de terra e inundações. Na sexta-feira, os ventos úmidos que passam a soprar do oceano causam mais variação de nuvens e chuvas que diminuem gradativamente no decorrer do dia. As máximas devem oscilar em torno dos 26ºC.

Leia mais sobre previsão do tempo

    Leia tudo sobre: previsão do tempo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG