SÃO PAULO - As zonas norte, leste, centro e sudeste de São Paulo, mais a Marginal Tietê, ficaram em estado de atenção por causa da chuva forte durante cerca de uma hora na tarde desta terça-feira, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). A passagem de uma frente fria pelo oceano organiza áreas de instabilidade sobre a faixa leste do Estado de São Paulo.



No momento, uma chuva leve atinge pontos isolados da cidade e ela deve se prolongar pela madrugada.

O CGE registrou 13 pontos de alagamento na cidade, e nenhum deles prejudicou o trânsito dos veículos. A maioria dos alagamentos estava localizada na zona norte, onde a chuva foi intensa.

AE

Ponto de alagamento na cidade de São Paulo na tarde desta terça-feira

Além de São Paulo, a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), alerta para a possibilidade de chuva forte, nesta terça-feira, nos Estados do Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal.

Segundo a Defesa Civil, áreas de instabilidade, associadas à presença de uma frente fria sobre o litoral da região Sul, podem provocar pancadas de chuva em Santa Catarina. Há risco de temporais isolados, com descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 70 km/h, especialmente no leste catarinense.

AE

Alagamento provocado pelas fortes chuvas em Porto Alegre nesta segunda-feira

Áreas de instabilidade também provocam pancadas de chuva em boa parte do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. O risco de temporais é maior no sul, serra e região metropolitana do Rio de Janeiro e no oeste, centro, sul e Zona da Mata de Minas Gerais.

No Paraná, persiste o alerta de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 70 km/h, principalmente nas regiões norte e leste.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil orienta a população para evitar áreas de alagamentos e com risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, a recomendação é não ir a locais que ofereçam pouca proteção contra raios e ventos fortes.

Leia mais sobre: previsão do tempo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.