As pancadas de chuva vão atingir hoje boa parte do País, principalmente a região Sul, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Um sistema frontal passará pelo Rio Grande do Sul e provocará chuvas fortes em grande parte do Estado gaúcho.

Nas demais áreas do Brasil, exceto no centro e norte da região Nordeste e no sul do Mato Grosso do Sul, o dia vai ser de sol entre nuvens.

Em grande parte da região Norte, do Centro-Oeste e do Sudeste do País haverá variação de nebulosidade e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. No sul de Minas Gerais, leste do Paraná e de Santa Catarina, sudoeste da Bahia, centro-sul do Piauí, do Maranhão e no nordeste do Pará, o sol aparece, porém há possibilidade de pancadas de chuva, a partir da tarde, devido ao calor e à umidade. As temperaturas estarão estáveis e elevadas.

Em São Paulo, o dia começou com variação de nuvens e sem chuva. Por conta da massa de ar seco, será mais um dia de tempo firme, com predomínio de sol e temperaturas altas durante a tarde, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). As máximas atingem os 30ºC. A partir de amanhã até pelo menos o fim de semana, as condições atmosféricas mudam, e as pancadas de chuva de fim de tarde retornam à região metropolitana de São Paulo, com potencial para alagamentos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.