Chuva alaga parte da Marginal Tietê, complica trânsito e coloca duas regiões em alerta na cidade de São Paulo

SÃO PAULO - A forte chuva que atinge São Paulo desde a noite desta segunda-feira causa diversos transtornos aos moradores da cidade nesta manhã. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o rio Tietê transbordou em diversos pontos e alagou boa parte da marginal. A situação no local é crítica e a CET orienta os motoristas a adiarem seus compromissos e evitem sair de casa.

Gregório Russo, iG São Paulo |

Por conta do transbordamento, o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) colocou as marginais Tietê e Pinheiros em alerta, nível mais crítico de acordo o órgão, às 5h55. A região do Ipiranga continua em alerta desde as 4h40 e a capital toda em estado de atenção desde as 3h14.

Outro local muito prejudicado pela chuva é o bairro do Ipiranga, onde foi decretado estado de alerta por volta das 4h40, graças ao transbordamento do córrego Ribeirão dos Meninos. 

De acordo com o CGE, existem na cidade cerca de 20 pontos de alagamento . A Marginal Pinheiros tem dois, um próximo à Ponte da Fepasa, sentido Castelo Branco, e o outro na altura da Ponte Otávio Frias de Oliveira (Estaiada), também no sentido Castelo. 

A situação também é muito ruim na Avenida Radial Leste junto à Rua Mem de Sá, na Mooca, zona leste, na esquina da Rua São Paulo com a Rua do Glicério, no centro, e no túnel do Anhangabaú, que está bloqueado no sentido aeroporto onde os pontos de alagamento estão intransitáveis.

Situação precoupante

Na semana passada, os paulistanos sofreram com duas enchentes A última foi registrada na quinta-feira, quando 11 pessoas morreram .

Especialistas ouvidos pela reportagem do iG dizem que o cenário é preocupante. O sistema de retenção de água já está lotado, não tenho a menor dúvida de que teremos mais enchentes , afirmou a arquiteta urbanista Raquel Rolnik, da Universidade de São Paulo (USP), ao iG.

Eles destacam que com as diversas obras em andamento na capital, impasse sobre a verba destinada ao lixo, pluviosidade acima do normal nas duas últimas estações e previsão de mais chuva para os próximos meses, os paulistanos podem se preparar. 

Previsão do tempo

Segundo a Climatempo, todo o dia será chuvoso na capital, com possibilidade de pancadas de chuva na parte da tarde.

A temperatura máxima não passa de 25º e a mínima chega a 20º.

Leia também:

Leia mais sobre: chuvas

    Leia tudo sobre: chuvachuvassão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG