Chuck Norris faz 70 anos esquecido pelo cinema e consagrado como mito pop

Conhecido mundialmente desde a década de 1980 pelo papel principal de Braddock - O Super Comando, o ator norte-americano Chuck Norris completa 70 anos nesta quarta-feira.

Guss de Lucca, iG São Paulo |

Vindo de uma série de conquistas em torneios de artes marciais, Norris ganhou notoriedade ao interpretar o inimigo de Bruce Lee no longa-metragem "O Vôo do Dragão", em 1972.

Reprodução

Chuck Norris e Bruce Lee em "O Vôo do Dragão"

O papel rendeu ao ator um contrato com a finada produtora Cannon Films, o que fez dele sua principal estrela durante anos, período em que protagonizou filmes como "Código de Silêncio", "Comando Dela" e "Os Aventureiros do Fogo".

Na década de 1990 os longas de Norris perderam força e aos poucos o ator foi distanciado das salas de cinema, tendo a maior parte de seus filmes lançados direto para o formato de DVD.

Coincidência ou não, em 2005, ano em que declarou sua aposentadoria como ator após o lançamento de "Resgate de Risco", Norris ganhou notoriedade na internet, gozando do estatus de mito pop com o surgimento do website "Chuck Norris Facts" - ou "Fatos sobre Chuck Norris", em tradução livre.

Nele, façanhas e características absurdas são creditadas ao artista, como "Chuck Norris dorme com um travesseiro embaixo de sua arma", "Chuck Norris destruiu a Tabela Periódica por só reconhecer o elemento surpresa" ou "Chuck Norris pediu um Big Mac no Burguer King e foi atendido".

A ideia gerou uma rede de comentários e fez com que internautas do mundo todo aderissem à brincadeira, aumentando assim o mito sobre Norris, que invariavelmente foi apresentado para uma nova geração de fãs - jovens que, muito provavelmente, nunca haviam assistido a um filme do ator.

Reprodução

Chuck Norris encarnando seu principal personagem, o coronel James Braddock

O fato é que o papel caiu como uma luva em Norris. Antes dele, haviam criado o "Vin Diesel Fact Generator", site com a mesma proposta absurda direcionada ao ator Vin Diesel, mas que não decolou.

A ideia dificilmente funcionaria com atores consagrados dos filmes de ação, cujos nomes já estão vinculados a características marcantes. Arnold Schwarzenegger virou o "governator" da Califórnia, Silvestre Stallone vive sob as sombras de Rocky Balboa e Rambo, Steven Seagal grava álbuns de country music e Jean Claude Van-Damme sempre foi bon vivant demais.

Getty Images

Chuck Norris: ator de ação vira mito pop da web

Norris, por outro lado, tem os atributos de um cara durão. Cristão, republicano e conservador, o ator se orgulha de seus livros religiosos e do Chun Kuk Do, arte marcial que desenvolveu mesclando diferentes estilos de luta.

Para deleite dos fãs o ator afirmou em seu site oficial que não se ofende com as frases e inclusive considera algumas engraçadas, mas isso não o impediu de abrir um processo contra a editora Penguin Books após o lançamento de "The Truth About Chuck Norris: 400 facts about the World's Greatest Human", uma compilação com os melhores feitos do herói.

Por outro lado, a produção de camisetas com suas "façanhas" aparentemente não o incomoda, pois elas são comercializadas até hoje no website "Chuck Norris Facts" e possuem anúncios em sua página oficial.

    Leia tudo sobre: chuck norrischuck norris facts

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG