Londres se prepara para leiloar em junho 40 obras de Picasso, pintadas durante férias com a família de Luis Miguel Dominguín, que mostram o lado brincalhão do artista malaguenho.

A coleção de gravuras, obras sobre papel e cerâmica, que será arrematada pela Christie's no dia 25 de junho em Londres, pertence à atriz italiana Lucía Bosé, que se casou com Dominguín em 1955, e com quem teve três filhos.

Picasso (1881-1973), que admirava Dominguín e se inspirou nele para criar algumas de suas telas, deu-lhe de presente 40 trabalhos, explicou a Christie's em um comunicado divulgado nesta quinta-feira em Londres.

Picasso tinha uma grande amizade por Dominguín depois de vê-lo tourear em Arles, no sul da França, em 1958. Os dois amigos passaram muitas férias juntos em La Californie, a vila do artista malaguenho, também no sul do país, com Lucía, os filhos e outros amigos.

"A coleção mostra o lado particular de Picasso, sua grande amizade com Lucía Bosé e a mútua admiração entre Dominguín e o artista", anunciou a Christie's.

Os desenhos inspirados pelos filhos do casal dão uma idéia da diversão e das travessuras de Picasso, qualidade nem sempre associada à sua obra, segundo a casa de leilões.

Nenhum dos três filhos do casal, Lucía, Miguel e Paola, pôde jamais imaginar que os desenhos deles feitos por Picasso e as criações que ele lhes ofereceu de presente se converteriam em um tesouro milionário.

Para comemorar um aniversário, Lúcía, a filha mais velha de Bosé e Dominguín, na época com quatro anos, havia pedido uma boneca. Picasso, então, a presenteou com uma boneca de sua autoria que fez com que Lucía chorasse, já que a menina queria uma boneca que ela havia visto em uma loja.

Agora, calcula-se que "La poupée" será leiloado por entre 40.000 o 60.000 libras, junto com um retrato da jovem Lucía, vestindo um traje tradicional espanhol, estimado em 30.000 a 40.000 dólares.

Outra obra que a Christie's colocará em leilão é "Taureau aux quatre oreilles" (Touro com quatro orelhas", criado por Picasso em 1962, logo que Miguel Bosé, que tinha então 6 anos, chegou correndo em seu estúdio para contar que seu pai havia cortado quatro orelhas de um toro.

Picasso lhe respondeu que isso não era possível. No entanto para o menino, que hoje em dia é cantor, se Picasso pintava mulheres de quatro olhos, sua história poderia ser verdade.

O quadro será leiloado por um preço calculado entre 40.000-60.000 dólares.

O artista também pintou a babá das crianças, Reme, que foi retratada em um de seus quadros com várias pernas, e está avaliado em 80.000 libras ou 160.000 dólares.

O dinheiro arrecadado será destinado ao pequeno Museo de los Angeles, en Turégano Turégano, na Segóvia, um projeto no qual Lucía Bosé dedicou muita energia e carinho.

"Pablo Picasso era um amigo querido meu e de minha família e esta coleção representa muitos dos momentos felizes que passamos juntos", explicou Bosé, que abandonou o toureiro em 1968, quando retornou à carreira cinematográfica.

"Decidi leiloar esta coleção para dar a oportunidade ao mundo de ter o prazer de desfrutar destas maravilhosas obras", afirmou Bosé.

ame/cl/sd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.