s leiloa coleção de Liechtenstein - Brasil - iG" /

Christie s leiloa coleção de Liechtenstein

A casa de leilões Christies vendeu nesta terça-feira em Amsterdã mil peças da coleção do Principado de Liechtenstein por um valor próximo a 5,4 milhões de euros, anunciou a firma britânica.

AFP |

Dois globos terrestres holandeses do século XVI, avaliados inicialmente em 300.000 euros, foram vendidos a um europeu anônimo por 793.850 euros.

"Minha família e eu mesmo estamos orgulhosos com o resultado da venda de hoje", comentou o príncipe Hans-Adam II, citado por um comunicado da Christie's. "Essas obras de arte colecionadas por minha família durante 400 anos encontraram um novo lar", afirmou.

O dinheiro arrecadado deve servir para aumentar a coleção de Liechtenstein, que deseja se concentrar na arte européia dos séculos XV ao XIX. Também financiará as exposições do palácio de Liechtenstein em Viena, que atualmente está sendo reformado.

O valor exato da venta foi de 5.375.773 euros, segundo a casa de leilões do empresário francês François Pinault.

O ministério da Cultura tcheco adquiriu vários lotes, que serão expostos na República Tcheca, informou a Christie's, sem dar detalhes sobre as características dos objetos.

fjb/ap/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG