diversidade cultural - Brasil - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
Brasil
enhanced by Google
 

Chirac inaugura fundação com discurso em favor da diversidade cultural

O ex-presidente francês Jacques Chirac inaugurou nesta segunda-feira em Paris sua fundação com um discurso em favor da diversidade cultural, na presença de inúmeras personalidades, inlcuindo a líder indígena guatemalteca Rigoberta Menchú, prêmio Nobel da Paz.

AFP |

"No momento em que se impõe a necessidade de redefinir a noção de progresso para reconciliar o ser humano com o meio ambiente, se tem que colocar a cultura, a diversidade cultural no mesmo projeto da Humanidade", declarou Chirac, de 75 anos.

"Minha convicção é que cada povo possui uma mensagem singular para dar ao mundo. Cada povo pode enriquecer a Humanidade emprestando uma parte da sua beleza, da sua criação, da sua verdade", disse.

A Fundação Chirac lançou um programa de defesa dos idiomas que correm o risco de desaparecer, que começa já na tarde desta segunda-feira com um colóquio no museu de Quai Barnly.

Entre os presentes na cerimônia desta segunda figuravam o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e dois prêmios Nobel da Paz: Rajendra Pachauri, da Índia, e a guatemalteca Menchú.

Entre os projetos que receberão apoio da fundação estão o apoio a um laboratório de controle de medicamentos em Cotonu (Benim), programas de acesso à água no Senegal e Mali e um projeto de uma rádio comunitária no idioma pigmeu no norte do Congo.

Leia tudo sobre: frança

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG