Chinaglia diz que reforma tributária será aprovada pela Câmara no primeiro semestre

BRASÍLIA - Após anunciar o deputado Sandro Mabel (PR-GO) como relator da reforma tributária, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que não só o relatório de Mabel será aprovado no primeiro semestre como também a matéria pelo plenário da Câmara.

Severino Motta - Último Segundo/Santafé Idéias |

"A comissão [especial para discutir a reforma tributária] será instalada na próxima semana e votamos [a reforma] no primeiro semestre", disse. "Os agentes econômicos tendem a achar que vai ser como das outras vezes [sem aprovação], mas não vai. Vamos votar", completou.

Questionado se a matéria teria todo seu tramite concluído este ano, sendo aprovada também pelo senado, Chinaglia preferiu não interferir na Casa vizinha. "Não posso opinar pelo Senado", citou.

Sobre o relator Sandro Mabel, o presidente limitou-se a dizer que foi firmado um compromisso para a realização de um trabalho coletivo. Nos bastidores, diz-se que o presidente da Comissão Especial, Antônio Palocci (PT-SP), será uma espécie de "guru" na reforma.

O líder do PR na Câmara, Luciano Castro (RR), comentou que a escolha de Mabel foi justa, visto que havia um acordo, feito no Palácio do Planalto, para que Sandro ocupasse a vaga. Segundo ele, a base dividiu as relatorias da CPFM e da reforma tributária. No ano passado Palocci ficou com a CPMF, que foi reprovada em plenário.

"[No acordo] Palocci ficava com a CPMF e o Sandro com a reforma. Eles [governo] acharam que a reforma não ia se concretizar", disse.

Em relação aos interesses de Sandro, que é representante de um Estado produtor, e pode perder recursos, já que a reforma promoverá a migração da cobrança do ICMS da origem (estado produtor) para o destino (estado consumidor), Castro disse que Mabel buscará o entendimento.

"Qualquer relator pode ter um sentimento dessa ou daquela tendência. Ele vai compor em busca do entendimento. Não vai ser um relatório dele, mas relatório da maioria", afirmou.

Leia mais sobre: Chinaglia

    Leia tudo sobre: chinaglia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG