Câmara da Itália apela a Chinaglia no caso Battisti" / Câmara da Itália apela a Chinaglia no caso Battisti" /

Chinaglia deve reiterar soberania brasileira em carta ao parlamento italiano

BRASÍLIA - O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse nesta terça-feira que vai responder a carta que recebeu do parlamento italiano, criticando a concessão de asilo a Cesare Battisti, reiterando a soberania brasileira neste tipo de decisão. É normal que aqui tenhamos a dimensão do aspecto de soberania (...) A decisão [sobre o asilo] cabe ao Executivo, disse. http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/01/20/camara+da+italia+apela+a+chinaglia+no+caso+battisti+3505941.html target=_topCâmara da Itália apela a Chinaglia no caso Battisti

Severino Motta - Último Segundo/Santafé Idéias |

Apesar de apoiar a decisão do ponto de vista institucional, Chinaglia disse que a sua carta não vai fazer nenhum juízo de valor sobre o caso de Battisti. A posição política, segundo ele, vai surgir a partir de debates na Câmara.

"Após o recesso vai haver debate sobre esse tema na Câmara. Aqui faz-se o debate que pode gerar pressão política, contra ou a favor [do asilo]", disse ele, acrescentando que vai distribuir cópia da carta aos líderes partidários.

Chinaglia também disse que vai dar cópia do documento ao ministro da Justiça, Tarso Genro, que foi o responsável pela concessão de asilo a Battisti.

Entenda o caso

Cesare Battisti, 53 anos, foi condenado à revelia pela Justiça italiana à prisão perpétua. Ele é acusado pelo assassinato de Antonio Santoro, Lino Sabbadin, Andrea Campagna e Pierluigi Torregiani, todos na década de 1970.

Ele conseguiu fugir da prisão italiana no fim dos anos 1980 e recebeu asilo político na França. Com a mudança de governo naquele País sua condição de refugiado foi revista. Ele veio pra o Brasil por volta de 2004 e foi preso em 2007.

Battisti nega ter participação em qualquer um dos assassinatos.

Leia mais sobre: Cesare Battisti

    Leia tudo sobre: asilo políticocesare battisti

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG