o renascimento da América Latina - Brasil - iG" /

Chávez vê no filme de Stone o renascimento da América Latina

O documentário do norte-americano Oliver Stone representa parte do renascimento da América Latina, declarou nesta segunda-feira à AFP o presidente venezuelano Hugo Chávez pouco antes da estreia em Veneza de South of the Border (Ao sul da fronteira).

AFP |

Vestido com um terno negro e gravata vermelha, Chávez desfilou como uma estrela do cinema pelo tapete vermelho em frente ao Palácio do Cinema do Lido, onde cumprimentou pequenos grupos de militantes de esquerda com bandeiras vermelhas e com cartazes com a imagem de Che Guevara.

O presidente venezuelano foi recebido depois na sala com um forte aplauso e foi longamente ovacionado quando apareceu pela primeira vez no documentário.

Nenhum membro do governo de direita de Silvio Berlusconi acompanhou o presidente latino-americano, que foi convidado pelo mesmo Stone para o lançamento oficial do filme, apresentado fora de competição.

"É uma honra para mim, sobretudo para Stone, que o presidente venezuelano assista à estreia em Veneza", comentou à AFP Marco Muller, diretor da Mostra, que lembrou que nenhum líder estrangeiro assistiu nos últimos anos o evento cinematográfico.

O documentário narra as mudanças políticas registradas na América do Sul nos últimos dez anos, a partir da eleição de Chávez, em 1998.

Em 75 minutos de entrevistas e imagens de arquivo, em sua maioria feitas pelos noticiários da rede de TV Fox News, Oliver Stone se propõe a mostrar que Chávez não corresponde à imagem de "inimigo público número um" que os meios de comunicação dos Estados Unidos cunharam.

kv/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG