SÃO PAULO ¿ O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/05/07/brasil+confirma+quatro+caso+de+gripe+suina+anuncia+ministerio+5994979.htmlquatro casos da ¿gripe suína¿ (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) no País. Para tirar as dúvidas sobre a nova gripe, o médico infectologista Jacyr Pasternak, do Hospital Albert Einsten, participa de um chat no iG a partir das 12h desta sexta-feira.

Pasternak é doutor em medicina pela Unicamp e apresentou sua tese de pós-doutorado no Texas (EUA). Ele trabalha no laboratório de microbiologia do Albert Einstein e também pratica a medicina no Hospital das Clínicas.

Os quatro casos registrados no Brasil foram registrados em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. De acordo com o ministro José Gomes Temporão, três dos casos confirmados vieram do México. Apenas um caso de São Paulo contraiu a doença enquanto estava na Flórida, nos Estados Unidos.

Temporão explicou que os pacientes de São Paulo e de Minas Gerais passam bem, já estão em casa e apresentam um nível da doença que não oferece riscos para outras pessoas. O caso do Rio de Janeiro segue isolado no hospital por medidas de segurança, mas passa bem.

Segundo Temporão, outros 93 pacientes suspeitos foram testados e deram negativo para "gripe suína" e, até o momento, 15 estão sendo processados em laboratórios com resultados previstos para sexta-feira (8).

Brasil tem quatro casos de "gripe suína"

Leia também:

Entenda a "gripe suína"

Leia mais sobre: gripe suína

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.