Chafariz na praça General Osório, em Ipanema, é reinagurado

RIO DE JANEIRO ¿ A Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio concluiu nesta sexta-feira a restauração do Chafariz das Saracuras, de autoria de Mestre Valentim, na praça General Osório, em Ipanema, zona Sul do Rio. A intervenção devolveu ao monumento suas dimensões originais e ornamentos em bronze roubados em 2006. Foram investidos R$ 180 mil na restauração do monumento.

Redação |

Técnicos da secretaria destacaram a importância de resgatar a memória da cidade através da conservação de monumentos como o Chafariz das Saracuras, uma obra do século XVIII.

O projeto inicial limitava-se ao reparo dos equipamentos elétricos, hidráulicos e à recuperação da bacia em cantaria. A descoberta de partes abaixo do nível do solo - cerca de 60 cm escondidos pelas sucessivas elevações da área urbana e a existência de grandes blocos de pedra ainda intactos -, fez com que o projeto fosse ampliado, contemplando a restauração integral do monumento.

A nova proposta incluiu a remoção de toda a parede de concreto que recobria a cantaria, a realização de novos rejuntes com massa especial de vedação e a confecção de réplicas das peças roubadas anteriormente.

A obra

O Chafariz das Saracuras foi construído em 1795 por Mestre Valentim. Em 1917, a obra foi transferida do Convento da Ajuda, no centro do Rio, para a praça General Osório, em Ipanema.

A peça, utilizada pelas freiras para lavagem de roupas, louças e abastecimento do convento, foi tombada pelo IPHAN em 1938. Tem a bacia de cantaria ornamentada por quatro tartarugas e quatro saracuras de bronze.

Mestre Valentim

Esta não é a primeira vez que uma intervenção junto às obras de Mestre Valentim surpreende os técnicos municipais. Em 1998, escavações revelaram as verdadeiras dimensões do Chafariz da Praça XV.

Em 2004, durante as obras de restauração do Passeio Público, foi recuperada a Fonte dos Jacarés, cuja base encontrava-se aterrada, reduzindo em proporção e escala um dos primeiros monumentos do Brasil colonial.

Leia mais sobre: restaurações

    Leia tudo sobre: ipanemamonumentosrestauraçãorio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG