Cetesb vai monitorar patogênicos em 12 praias

No segundo semestre deste ano, companhia fará monitoramento no Litoral Norte e na Baixada Santista

iG São Paulo |

AE
Praia do Gonzaga em Santos
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) fará no segundo semestre deste ano um monitoramento de organismos patogênicos em quatro praias no Litoral Norte e oito na Baixada Santista, locais que têm demonstrado de maneira sistemática condições de balneabilidade impróprias. Segundo a empresa, esta é a segunda campanha programada com essa finalidade. A primeira ocorreu no final da década passada. 

Segundo a Cetesb, serão monitoradas as praias de Itaguá, em Ubatuba; Prainha, em Caraguatatuba; Porto Novo, em São Sebastião; e Itaguaçu, em Ilhabela, todas no Litoral Norte. Na Baixada Santista, serão monitoradas as praias Colônia SESC, em Bertioga; Pitangueiras, no Guarujá; Ponta da Praia, em Santos; Gonzaguinha, em São Vicente; Vila Caiçara, na Praia Grande; Central, em Mongaguá; Centro, em Itanhaém; e o trecho Avenida São João, em Peruíbe. 

Os microrganismos patogênicos pesquisados serão Giárdia, Cryptosporidium, Salmonella e enterovírus. O mais recente boletim da empresa sobre balneabilidade das praias do litoral paulista, fechado na semana passada, encontrou 23 localidades com condições impróprias para o banho. 

No último verão, um surto de norovírus no Guarujá causou náuseas, vômitos, diarreias e outros sintomas em centenas de moradores e turistas.

    Leia tudo sobre: praiaslitoral nortelitoralpatogênicosCetesb

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG