CET erra ao informar sobre bloqueio de pontes em SP

Até a Prefeitura de São Paulo enfrenta problemas para lidar com as mudanças no trânsito causadas pela ampliação da Marginal do Tietê. Criado com uma verba de R$ 7,6 milhões e com mais de cem funcionários, o telefone 1188 da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ainda não sabia ontem como auxiliar os paulistanos com as interdições de cinco pontes - operação que começou na noite de ontem e vai até 8 de fevereiro.

Agência Estado |

Além disso, a São Paulo Transportes (SPTrans) anunciou ontem de última hora, após as 17 horas, mudanças no itinerário de 15 linhas de ônibus, que entrariam em vigor menos de seis horas depois. Nem os atendentes da Prefeitura que trabalham no telefone 156 sabiam da novidade.

A reportagem testou o serviço 1188 no começo da tarde, perguntando se a Ponte do Limão estaria interditada a partir de hoje. O atendente respondeu que não. "A Ponte do Limão não vai ter interdição em nenhum momento. Pode pegar ela que não vai ter nada, não." Ao contrário do que ele informou, a ponte terá bloqueios de 1º de novembro a 13 de janeiro.

O Estado quis saber então quais pontes vão sofrer alterações. "Freguesia, Cruzeiro do Sul, Casa Verde e Vila Maria", disse o atendente, que ainda repetiu a resposta. Foram interditadas na noite de ontem partes das Pontes da Casa Verde, da Freguesia do Ó e da Vila Maria (Presidente Jânio Quadros). A Cruzeiro do Sul não terá bloqueios. Até 23h30 de ontem, a da Casa Verde era a única que ainda não havia sido bloqueada pela CET.

A reportagem ainda testou o 1188 em outro horário - dessa vez, o atendente acertou as pontes com bloqueios, mas disse que não eram necessárias alternativas. "É só uma faixa, não tem problema." Procurada para explicar as dificuldades no atendimento, a companhia destacou que está providenciando atendimento eletrônico no 1188 com informações gerais sobre as interdições e bloqueios. A companhia ainda lamentou "a informação imprecisa passada por um atendente" e afirmou que não o erro "não deverá voltar a ocorrer". "Os atendentes do 1188 foram e continuam sendo submetidos a treinamento."

Ônibus

Um outro serviço público de informações por telefone falhou ao transmitir informações sobre as interdições. O Estado ligou ontem às 18h35 no telefone 156 da Prefeitura para saber das alterações nas linhas de ônibus. Num primeiro instante, a atendente não sabia de obra nenhuma na Marginal do Tietê. Depois de uma "busca na base", ela informou: "Ah, vai ter um bloqueio na Marginal do Tietê, mas os motoristas vão ter horários alternativos para andar na Marginal. Mas não vai mudar nada para os ônibus, não."

A SPTrans informou ontem que 15 linhas que trafegam pela Ponte da Casa Verde passariam por alterações a partir de ontem. As mudanças nos itinerários são necessárias, pois as pontes também terão bloqueios nas alças de acesso da Marginal. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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