RIO - O prefeito Cesar Maia colocou no seu ex-blog hoje que Fernando Gabeira está no segundo turno das eleições com Eduardo Paes na corrida à prefeitura do Rio, deixando fora o até bem pouco favorito Marcelo Crivella. Diz que Gabeira chegará aos 20% e Crivella ficará nos 14%, aliás, previstos desde o início da campanha por este Ex-Blog.

Ele lembra que o instituto de pesquisa Ibope, no início da semana, colocava Gabeira com 10% das intenções de voto e Crivella com 24%. E em menos de uma semana Crivella caiu para 19% e Gabeira subiu para 17%.

Maia ironiza o Ibope dizendo que, "confessando os erros - fez um gigantesco ajuste em uma semana". "A diferença de 14 pontos passou a ser de 2 (19% a 17%). Mas para fazer essa mágica e se justificar, o Ibope disse que fez uma pesquisa com 1.200 entrevistas durante três dias: quinta, sexta e sábado. Com isso dirá que havia uma curva ascendente de Gabeira e que os três dias mitigaram esse resultado". Maia lembra que o Datafolha fez a pesquisa entre sexta e sábado e colocou Gabeira na frente: 18% a 17%, com 2 mil entrevistas.

O ex-blog de Maia também faz pesquisas. "Os experimentados entrevistadores do Data-Blog foram para a rua no sábado e entrevistaram 1.200 pessoas por toda a cidade. Na quinta-feira haviam apontado 17% para o Gabeira e 15% para o Crivella projetando pelo menos 3 pontos de diferença no hoje. Mas ontem o Data-Blog fez primeiro uma pesquisa efetivamente espontânea. Gabeira teve 17% e Crivella 10%. Paes teve 22%. Ainda tinham 36% de não-voto (brancos-nulos-indecisos). Na pesquisa de ontem, de intenções de voto induzidas, Gabeira teve 20% e Crivella 14%, numa enorme vantagem, muito além da margem de erro. A curva ascendente de Gabeira traduz um movimento de contaminação de voto que pode ampliar esta diferença", diz o ex-blog do prefeito do Rio.

(Heloisa Magalhães | Valor Econômico, para o Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.