Cerca de 22 mil litros de óleo vazam em rio em Suzano

Cerca de 22 mil litros de óleo vazaram ontem após o rompimento de um tanque de uma indústria de pavimentação em Suzano, na Grande São Paulo, segundo a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). De acordo com o órgão, que foi acionado pela Defesa Civil do município sobre o vazamento de um tanque da Construtora Triunfo, o óleo betuminoso, usado para a produção de asfalto, atingiu o curso de água que desemboca no Rio Açupeba, usado para a captação de água.

Agência Estado |

O produto acabou contaminando o solo e a vegetação ao redor.

A água do rio, segundo a prefeitura da cidade, deságua na represa na qual está a estação de tratamento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), onde a água é tratada e levada para moradores da zona leste da capital paulista. Segundo a Sabesp, a qualidade da água fornecida à população não foi afetada.

Técnicos da Cetesb monitoraram o vazamento, colocando barreiras de contenção, e uma empresa especializada em produtos químicos aplicou barreiras absorventes, além da ajuda de caminhões com bombas de sucção usados para fazer a limpeza. Durante a noite, a chuva forte acabou espalhando o produto em uma área maior. Estavam no local técnicos da Cetesb de Mogi das Cruzes, equipe de emergência da Cetesb de São Paulo e a Polícia Ambiental.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG