Centro-sul deve ter chuva e queda de temperatura no feriado

Frente fria deve fechar o tempo e derrubar as temperaturas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Norte e Nordeste deve ter sol e calor

iG São Paulo |

As condições do tempo no feriado de Finados no País serão determinadas pelo deslocamento de uma grande frente fria. Além da queda de temperatura esperada para muitas áreas do centro-sul, um ciclone extratropical vai deixar o mar agitado no Sul e no Sudeste. 

Uma frente fria entrou forte no Nordeste e provoca temporais na Bahia, Sergipe, interior de Alagoas e Pernambuco. A chuva cai até em áreas de sertão, segundo os meteorologistas da Climatempo. 

As condições do tempo para o 2º turno das eleições também serão agravadas pelo deslocamento da  frente fria pelo País. O sistema tem potencial para provocar temporais e deve avançar sobre o Sudeste e ao Centro-Oeste justamente no domingo, 31 de outubro. Veja abaixo como fica a previsão do tempo feita pela Climatempo para o fim de semana prolongado em todas as regiões do País: 

Região Sul

O fim de semana prolongado começa com temporais no sábado, por conta de uma frente fria de forte intensidade que avança sobre a região. O risco de chuva forte e ventania é alto em todos os Estados. Mas a frente fria se afasta rápido do Sul e no domingo quase toda a região já terá sol. Ainda chove no norte do Paraná. Porém, a temperatura fica amena em todos os Estados, por conta de outra massa de ar frio polar. Há risco de neblina no início da manhã nas estradas, o que vai exigir atenção redobrada dos motoristas e paciência de alguns, por conta de eventuais problemas de visibilidade nos aeroportos. 

Na segunda e na terça-feira, feriado de Finados, o Sul do Brasil terá sol, mas com o ar polar mantendo a temperatura amena na maior parte do dia. A sensação será de frio à noite e no começo da manhã. Muita gente vai passar o feriadão enrolada em casacos que nada vão lembrar do calor intenso que fazia no Finados de 2009, quando a região anotou os recordes de temperatura do ano.

As praias da região Sul terão sol no fim de semana prolongado, mas o vento forte e gelado e o mar agitado vão desanimar e afastar muita gente das areias.

Região Sudeste

O fim de semana prolongado começa com sol forte e calor no Sudeste, mas uma grande frente fria muda o tempo em todos os Estados até o fim do feriadão. 

No Estado de São Paulo, o tempo complica no sábado com a chegada de uma nova frente fria. A capital, o litoral e o interior paulista também terão sol e calor no sábado, mas durante a tarde e à noite, pode chover e ventar forte por conta do impacto da frente fria. Nas praias paulistas, só deve chover no fim da tarde do sábado.

Os paulistas levam um choque térmico no domingo. São Paulo terá um domingo com muitas nuvens, chuva e queda de temperatura. Na segunda-feira, São Paulo se livra das nuvens carregadas e da chuvarada. O sol reaparece por todo o Estado, mas em geral entre muitas nuvens e a temperatura fica amena, num dia mais para outono do que para meados de primavera. Chove fraco nas praias, venta forte e o mar começa a ficar agitado. No feriado de Finados não deve chover, mas diferente do ano passado, a noite e começo da manhã serão frios e à tarde será com um calorzinho. O mar segue agitado

No Rio de Janeiro, o sábado será um dia com sol forte, calorão e muita praia. Só deve chover a partir do fim da tarde no sul do Estado do Rio. Mas a frente fria começa a mudar o tempo no domingo. O dia fica chuvoso no sul fluminense, incluindo a região de Angra dos Reis. Na cidade do Rio de Janeiro, o domingo será abafado e com muitas nuvens já pela manhã. Mas as primeiras pancadas de chuva devem cair na cidade já no início da tarde. Pode chover e ventar forte até a noite. Nas demais áreas do Estado do Rio, faz sol pela manhã e a partir da tarde há risco de temporais. A segunda-feira será nublada e com chuva em todo o Rio de Janeiro e a temperatura cai. O mar fica agitado. A chuva vai parando no feriado de Finados. O sol aparece entre muitas nuvens, mas a temperatura segue amena. O mar continua agitado.

No Espírito Santo, o fim de semana começa com muito sol e calor. A nova frente fria que chega ao Sudeste muda o tempo só a partir da tarde do domingo, quando a nebulosidade aumenta e começam as pancadas de chuva. Mas na segunda e na terça-feira, feriado de Finados, a frente fria deixa o tempo instável, com muitas nuvens e pancadas de chuva que podem ser fortes. A temperatura começa a baixar de novo.

Em Minas Gerias, o sábado será com muito sol e calor. Deve chover no fim da tarde só no sul de Minas Gerais e no Triângulo, por conta da aproximação da nova frente fria. No domingo, a frente fria continua avançando forte sobre o Estado. Em Belo Horizonte e na zona da mata, o sol ainda aparece no domingo, mas as nuvens aumentam e há risco de chuva e ventos fortes, principalmente à tarde e à noite. O tempo fica chuvoso no sul mineiro e na região do Triângulo. Pode chover forte. O norte de Minas Gerais terá um domingo com sol forte, muito calor e chance de pancadas de chuva só a partir do fim da tarde. Na segunda e na terça-feira, o tempo continua bastante instável em Minas Gerais. Todo o Estado terá muitas nuvens. As pancadas de chuva serão freqüentes e por vezes fortes. Pode chover forte também na Grande Belo Horizonte. 

Região Centro-Oeste

As condições de chuva aumentam no próximo fim de semana no Centro-Oeste, por conta de uma nova frente fria que estará avançando sobre a região. O sábado será com sol, calor e pancadas de chuva a partir da tarde à tarde e à noite em quase toda a região. Mas a frente fria provoca chuva o dia todo em Mato Grosso do Sul e no pantanal de Mato Grosso. Há risco de chuva forte e de ventania. 

No domingo, o tempo segue chuvoso na maior parte do dia em Mato Grosso do Sul, no oeste e sul de Mato Grosso e no sul de Goiás. Pode chover e ventar forte e a temperatura cai. Faz até um pouco de frio no sul de Mato Grosso do Sul. A chuva será persistente em Campo Grande e em Cuiabá.

No centro-norte de Mato Grosso, em Goiânia e na maioria das áreas de Goiás e no Distrito Federal, o sol aparece e faz calor, mas há risco de fortes pancadas de chuva no decorrer da tarde e na noite do domingo. O ar fica abafado o dia todo e pode haver ventania, em alguns momentos.

Durante a segunda e a terça-feira, feriado de Finados, o Mato Grosso do Sul terá sol e temperaturas abaixo do normal durante a noite. Goiás, o Distrito Federal e Mato Grosso continuam com muitas nuvens e risco de fortes pancadas de chuva. O ar permanece abafado. 

Região Nordeste

O fim de semana prolongado será com calor no Nordeste. A região terá sol forte no sábado, mas ainda com pancadas de chuva na Bahia, no sertão de Pernambuco, no interior do Piauí e do Maranhão. No domingo, na segunda e na terça-feira, feriado de Finados, o sol fica forte em todos os Estados. As praias também terão muito sol. Há possibilidade de pancadas de chuva passageiras no oeste e sul da Bahia, no sul do Maranhão e do Piauí. Não há previsão de chuva para nenhuma capital da região nestes dois dias.

Região Norte

Na região Norte, o fim de semana prolongado será com sol, calor e várias pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite em quase toda região. Pode chover forte em quase todos os Estados, por conta do excesso de calor. No domingo, a chuva deve ser mais persistente no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas, por influência de uma frente fria que estará avançando sobre o Centro-oeste e Sudeste do país. Apenas o Estado do Amapá terá sol o dia todo e não há expectativa de chuvas. Na região de Belém, o dia também será com sol forte, podendo chover rápido no fim da tarde.

Na segunda-feira, a chuva poderá ser forte no Acre, no sul do Amazonas e em Rondônia. Ventos frios chegam a estas áreas e ajudam a aliviar o calor, mas a sensação será só de menos abafamento.

    Leia tudo sobre: previsão do tempofinadosferiado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG