Centro-Oeste trata bem a água, mas mal o seu esgoto

Estudo do IBGE mostra que os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal não lidam bem com dejetos

Denise Motta, iG Minas Gerais |

Reuters
Tratores cortam soja em fazenda de Tangara da Serra, em Mato Grosso: distribuição de água no Centro-Oeste é uma das melhores do País
A região Centro-Oeste destaca-se pelo alto percentual de água distribuída com tratamento: 97,6%, contra 95,2% do Sudeste, aponta o Atlas de Saneamento 2011, estudo do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão. Já a região Norte detém o pior indicador quando o assunto é água distribuída com tratamento: 74,3%.

O Centro -Oeste destaca-se ainda como a região com maior número de municípios com algum dispositivo de contenção de águas pluviais. Apesar de apenas 23,6% das cidades do Centro-Oeste possuirem este mecanismo, a média é a mais alta do país, que é de 11.9%. Outros destaques indicados pelo estudo do governo federal é que todas as cidades da região Centro-Oeste tem um lugar claro para destinar os resíduos sólidos.

A coleta de esgoto é baixa (28%) na Região Centro-Oeste e as situações mais críticas estão no Mato Grosso e Goiás. “Em Mato Grosso, 81% dos municípios não têm rede de coleta de esgoto e em Goiás essa taxa é de 72%. Situação menos ruim vive o Estado de Mato Grosso do Sul: de seus 78 municípios, 35 apresentam rede coletora e em 34 deles (44%) é feito tratamento, além do Distrito Federal, que apresenta situação acima da média nacional”, destaca o estudo.

Outro dado do estudo refere-se à coleta seletiva. No Centro-Oeste, que produz pouco mais de 16 toneladas de lixo por dia, menos de 10% dos municípios possuem coleta seletiva, uma das maneiras de incentivar a prática de reciclagem.

Veja mais sobre a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB 2008):

- IBGE: mais da metade das casas não está ligada a rede de esgoto
- Abastecimento de água não chega a 21,5% das casas, diz estudo
- Mais de 60% das cidades com alagamentos têm ocupação irregular
- Só 994 municípios do País têm coleta seletiva, aponta IBGE
- Comunidade de Niterói sofre com falta de esgoto
- "O cheiro parece com polvo podre", diz vizinho de lixão no Rio
- Dilma minimiza números do IBGE sobre saneamento


    Leia tudo sobre: saneamentoibgegoiásmato grossomato grosso do sul

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG