Estado é vexame para País, diz relatório - Brasil - iG" /

Censura ao Estado é vexame para País, diz relatório

A censura ao jornal O Estado de S. Paulo e ao portal Estadão.com.br, que estão há 101 dias impedidos de citar a Operação Boi Barrica da Polícia Federal (PF), foi citada ontem na 65ª assembleia da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), realizada em Buenos Aires, Argentina.

Agência Estado |

O caso foi lembrado por Sidnei Basile, vice-presidente de Relações Institucionais da Editora Abril, durante o relatório sobre o estado da liberdade da imprensa no Brasil. Segundo o documento, que lembra as "contradições" da Justiça no caso, a liminar do desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF), "é sem dúvida um vexame para a democracia brasileira".

Basile afirmou que a mordaça ao jornal - por meio de liminar obtida pelo investigado Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) - trata-se de "um dos casos dos crescentes e sucessivos episódios de censura prévia por determinação judicial". Ele destacou a duração da liminar e a "inconsistência jurídica das decisões tomadas". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .

    Leia tudo sobre: censura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG