Estado aumentou em 538 mil sua população na última década. Manaus lidera alta entre as capitais

Em dez anos, o estado do Amazonas (AM) aumentou a população em 538 mil habitantes, conforme dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas, este número poderá ser maior. Devido ao atraso na coleta, o censo 2010 no Amazonas só vai ser concluído no final deste mês. “Há uma possibilidade de Manaus crescer ainda em mais 60 mil pessoas."

A afirmação é de Adjalma Nogueira, coordenador de divulgação do censo no Estado. "Ainda temos 20 mil casas que ainda não foram incluídas no censo,” acrescentou. Segundo Nogueira, as pessoas chegam à Manaus, capital, em busca de mercado de trabalho de oportunidades, especialmente pelo comércio e o setor da construção civil.

“Este último movimenta muito a economia local e um segmento o qual vai crescer muito mais. Tem bastante campo e os empresários apostam justamente nisso,” acrescentou Nogueira.

Prazos

As prefeituras amazonenses têm até o dia 24 de novembro para pedir recontagem, solicitando novas contagens. No dia 27, o IBGE enviará ao Tribunal de Contas da União (TCU) os números finais da população amazonense. Manaus (AM) é a capital brasileira que mais cresceu em número de habitantes, segundo o IBGE.

A cidade aumentou em 22% a população em relação ao último censo feito há 10 anos, passando de 1 milhão e 406 milhões para 1 milhão e 718 mil. A artista plástica Alessandra Monteiro, 29, é uma delas. Veio do Nordeste para Manaus em busca de melhorias e não se arrependeu.

Interior

“Aqui tem ótimas opções para o desenvolvimento do trabalho e é uma cidade bem receptiva,” declarou. Mas a capital amazonense recebe também pessoas vindas dos 61 municípios do Estado. Elas vêm em busca de estudos, pois muitas cidades não têm universidade e chances de crescimento. A jornalista Moara Cabral, 26, de São Sebastião do Uatumã, interior do Estado, retrata bem esta situação.

Ela veio para Manaus estudar e trabalhar. “Vim para realizar meus sonhos, na minha cidade não tem nada e os jovens acabam ficando sem nenhuma opção. Hoje posso dizer que minha felicidade é completa, pois casei, tenho dois filhos e pretendo continua minha vida na capital,” afirmou.

O IBGE informou que as cidades mais populosas no estado do Amazonas são Manaus, Parintins, 96.223, Itacoatiara, 85.775, Manacapuru, 83.479 e Coari, com 73.475 habitantes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.