Censo comprova grandes diferenças regionais no Distrito Federal

A distância entre a região com mais idosos e o distrito com menor presença deles é de pouco mais de 10 quilômetros

iG Brasília |

O Censo do IBGE de 2010 comprova que, no Distrito Federal, pequenas distâncias revelam realidades completamente diferentes. Região nobre próxima ao Paranoá, que concentra mansões e embaixadas, o Lago Sul tem 20% de idosos entre seus 29,5 mil habitantes. A 13 quilômetros dali, na cidade satélite de São Sebastião, somente 3,7% dos 100 mil moradores passou dos 60 anos.

O Censo disponibilizou nesta sexta-feira uma ferramenta na internet onde o internauta pode fazer a pesquisa dos dados sobre sexo, idade e situação dos domicílios em sua cidade, e em alguns casos, no seu distrito e bairro. Veja

O Distrito Federal conta com 2,5 milhões de habitantes, sendo que 7,7% dos moradores passaram dos 60 anos de idade. O Plano Piloto, na região central de Brasília, é habitado por 120 mil cidadãos, dos quais 13,8% são idosos. Em números totais, contudo, as cidades satélites de Taguatinga e Ceilândia concentram a maioria da população da terceira idade, com 30,5 mil e 29,1 mil respectivamente.

O Censo do IBGE também revelou a distribuição de homens e mulheres no Distrito Federal. No Plano Piloto se encontra o maior percentual de mulheres da região (54,2%). A 25 km de distância, em São Sebastião, está o menor percentual de mulheres (48,1%).

As cidades-satélites mais populosas de Ceilândia e Taguatinga também contam com a maior população feminina em números totais. São 209 mil (52% do total) em Ceilândia e 190 mil (53%) em Taguatinga.

Crianças

O Lago Sul, reduto da população idosa de Brasília, é o local com o menor percentual de crianças (14,4%). A satélite Recanto das Emas tem a maior (28,2%). Em números totais Ceilândia, com 105 mil, e Taguatinga, com 75 mil, seguem liderando o ranking do IBGE.

Nos últimos quatro anos, o Distrito Federal teve nada menos do que 190 mil novos bebês, nascidos principalmente nas cidades satélites de Ceilândia, Taguatinga, Sobradinho e Samambaia.

    Leia tudo sobre: censo 2010distrito federalibge

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG