Censo 2010 já computou 48,4% da população brasileira

Contagem total chega a 92,3 milhões de habitantes e supera expectativa do IBGE

Sabrina Lorenzi, iG Rio de Janeiro |

Em um mês de trabalho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contou 92,6 milhões de habitantes. O total representa, segundo estimativas do órgão, 48,4% da população. Praticamente o mesmo percentual de domicílios (47%) alcançado pelos recenseadores, num total de 36,3 milhões domicílios percorridos.

A contagem está mais acelerada do que o IBGE esperava. “Hoje estaríamos caminhando para a contagem de um terço da população, de acordo com as nossas expectativas”, afirmou o presidente do Órgão, Eduardo Nunes. Segundo ele, a informatização na coleta, com o uso de computadores de mão; o treinamento e a boa receptividade da população estão fazendo deste um censo mais rápido do que os anteriores. O Censo 2010 é a 12ª contagem da população brasileira.

Oito municípios já concluíram a coleta: Lajeado Grande, Arvoredo, Pinheiro Preto, Entre Rios, do Estado de Santa Catarina; Oliveira de Fátima, em Tocantins; Santo Antonio do Rio Abaixo, em Minas Gerais; Fernando de Noronha, no Rio Grande do Norte; e Borá, em São Paulo.

Os Estados com a contagem mais rápida, até agora, foram: Rondônia, Roraima e Paraíba. Por outro lado, Acre, Amazonas e Pará passam por dificuldades na logística, com municípios muito distantes da zona urbana.

São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também se encontram num ritmo mais lento porque receberam os coletes dos recenseadores com atraso de uma semana e o trabalho começou depois do previsto. O Censo 2010 começou no dia 1º de Agosto e tem previsão de término até 31 de outubro.

Menos gente nos lares

Ainda é preliminar: a tendência de lares com cada vez menos indivíduos está se confirmando segundo as visitas já realizadas. O total de pessoas por domicílio passou de 3,79 (Censo de 2000) para 3,37 na contagem preliminar de 2010.

Nunes ressalta que o censo demora mais tempo para ser concluído nas grandes cidades, onde é mais difícil encontrar as pessoas dentro de casa, dada a vida agitada de metrópole. Nos municípios pequenos, ao contrário, raras são as vezes em que o recenseador precisa voltar ao domicílio.

A partir desta segunda-feira, segundo Nunes, a sociedade poderá acompanhar o Censo 2010 pela internet. Basta ao internauta entrar no  site do IBGE para verificar a contagem em seu próprio município.

    Leia tudo sobre: censoibgepopulaçãohabitantesdomicílios

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG