Celulite, a vilão do verão

Celulite, a vilão do verão Por Cecilia Nascimento São Paulo, 29 (AE) - Ela é considerada a grande vilã do verão. Pode ficar escondida debaixo das roupas no restante do ano, mas não tem jeito.

Agência Estado |

Na praia ou na piscina, a celulite está presente em 95% dos corpos femininos. Mas, afinal, o que é esse mal que incomoda tanto?. Para explicar, conversamos com a dermatologista Adriana Vilarinho, de São Paulo.

O que é celulite?

ADRIANA VILARINHO - Celulite é um nome errado da lipodistrofia ginoide, um processo de alteração do tecido adiposo com modificação da estrutura do mesmo. Esse processo deixa a pele irregular, com aspecto de retenção de água, "em casca de laranja" , alterando toda a microcirculação.

Quais são as principais causas?

ADRIANA VILARINHO - Alterações vasculares e hormonais, como deficiências na tireoide; obesidade, flacidez, fumo e sedentarismo.

Quais as formas de tratamento?

ADRIANA VILARINHO - Depende do grau de celulite e do tipo da paciente. Algumas opções são drenagem linfática, atividade física e tratamentos com aparelhos.

A celulite é vista como um problema estético em todas as culturas ou isso é mais forte na cultura brasileira, que valoriza bastante o corpo, especialmente o da mulher?

ADRIANA VILARINHO - Na realidade, é difícil a mulher que não sofra com esse problema mundial, mas em países com maior exposição do corpo a queixa é mais comum. Em países com invernos muito rigorosos e longos as mulheres se queixam muito menos.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG